Saúde

Brasil é o terceiro maior consumidor de carne vermelha do mundo

Em primeiro lugar está Argentina com 36,9kg por pessoa ao ano, seguido pelo Estados Unidos com 26,1kg. O país que consome menos carne é a Índia com 0,5kg

17 Abr 2022 - 12h00 | Atualizado em 17 Abr 2022 - 12h00
Brasil é o terceiro maior consumidor de carne vermelha do mundo Lorena Bueri

Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o 3º país que mais consome carne vermelha no mundo. Segunda pesquisa cada pessoa consome cerca de 24,6kg de carne ao ano perdendo apenas para Argentina, em primeiro lugar, com 36,9kg e Estados Unidos com 26,1kg. O país que consome menos carne é a Índia com 0,5kg de carne por pessoa ao ano, devido a crença religiosa atribuída as vacas.

O estudo conclui com a estimativa de que, em 2030, esse número crescerá para 43,7kg de carne por pessoa ao ano; previsão preocupante para nutricionista Natália Lopes, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do portal Nutritotal. A nutricionista contextualiza que, o ato de comer carne está ligado com o status de poder e nobreza. "(...)Cabe mencionar também que alguns dos pratos mais tradicionais da cultura brasileira envolve a carne como churrasco. Seria o mesmo que dizer que cada um comerá ao menos 120g de carne por dia".

Média extrapolada recomendada pelo Ministério da Saúde, cerca de 70g por dia, incluindo variação entre peixe e frango na dieta do brasileiro devido os nutrientes de cada alimento.


Carne vermelha continua sendo consumida apesar do valor salgado. (Foto: Reprodução/ Pilin Petunyia/ ThinkStock)


Outra preocupação que a estimativa traz é que, de modo geral, em cada refeição consome apenas uma fonte de proteína, sendo assim, a escolha de peixe, frango outras carnes brancas serão reduzidas, leguminosas e as demais fontes de proteína vegetal também.

Nesse mesmo cenário, o excesso de consumo de carne vermelha traz alguns riscos à saúde. A gordura saturada, além do ganho de peso, aumentam as chances de doenças cardiovasculares, alzheimer e câncer. A gordura ao passar do ponto gera potencial carcinogênico culminando nas moléculas aminas heterocíclicas. E no processamento de carnes que passam por cura ou salga, como salsicha e bacon, ganham substâncias ardilosas, envolvidas no  surgimento de câncer.

Além dos malefícios ao corpo humano, a criação de gado também prejudica o meio ambiente. Em troca de espaço para o animal florestas são desmatadas, elevando a quantidade gases do efeito estufa lançada atmosfera.

 

Foto Destaque: Açougue brasileiro. Reprodução/ REUTERS / Paulo Whitaker

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo