Tech

Brasil é o primeiro da America Latina e o terceiro no ranking mundial no consumo de redes sociais

Estima-se que um usuário passa cerca de 46 horas por mês nas plataformas, o número representa um aumento de 31% em relação a 2020. Instagram e YouTube são as plataformas que mais prende atenção dos consumidores.

10 Mar 2023 - 10h20 | Atualizado em 10 Mar 2023 - 10h20
Brasil é o primeiro da America Latina e o terceiro no ranking mundial no consumo de redes sociais Lorena Bueri

Segundo estudo realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro no ranking mundial de consumo de redes sociais, ficando atrás da Índia e da Indonésia. Assim, o país é o maior consumidor das redes na América Latina. A pesquisa revelou que esses são os canais preferidos dos brasileiros frente a outras categorias online.

O brasileiro está cada vez mais conectado. A pesquisa “Tendências de Social Media 2023” constatou que cerca de 131,5 milhões de usuários brasileiros estão passando mais tempo na internet, principalmente nas plataformas de redes sociais. Essa categoria foi a mais consumida em 2022, estima-se que um usuário passa cerca de 46 horas por mês nas plataformas, o número representa um aumento de 31% em relação a 2020. Os números também comprovaram que a conexão nessas plataformas superaram categorias como serviço financeiro, varejo, entretenimento, trabalho, entre outros.


Os brasileiros estão cada vez mais conectados nas redes. (Foto: Reprodução/Pixabay)


A diretora sênior da Comscore, Ingrid Veronesi lembra que o crescimento da conexão dos usuários nas redes sociais “aumenta a competitividade das marcas nesses canais e requer estratégias inteligentes para aumentar e reter engajamento”. A diretora acrescentou que as pesquisas relacionadas ao perfil dos usuários têm buscado entender o comportamento deles no ambiente digital, e a partir da compreensão propor diretrizes de ações. 

A pesquisa também revelou que as plataformas que mais são acessadas pelos brasileiros. As redes mais acessadas são YouTube (96,4%), Facebook (85,1%) e Instagram (81,4%), depois aparecem TikTok, Kwai e Twitter. No que diz respeito à permanência na plataforma, o Instagram e YouTube se destacam. Além disso, o estudo mostrou que as redes sociais que mais se cruzam são: Instagram e TikTok em relação ao YouTube, cerca de 99,1% dos usuários que utilizam elas, também acessam o canal de vídeo. Os usuários do Facebook apresentam interesse em viagens e telecomunicação, os do Instagram também apresentam interesse em viagens, a novidade é a categoria saúde, e os que usam TikTok preferem a telecomunicação e os games. 

Através da pesquisa, foi revelado que o Instagram ainda se mantém como a rede com maior ações de compartilhamento e interações entre marcas e publishers. Além disso, os influenciadores também têm permanecido nos índices de engajamento. 

Foto destaque:  Pessoas utilizando o conectadas em seus celulares. Reprodução/Forbes.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo