Notícias

Brasil e Portugal assinam acordos durante Cúpula Luso-Brasileira

Durante a cúpula Luso-Brasileira neste sábado (22), Brasil e Portugal assinaram 13 acordos. Entre eles a validação mútua de diplomas e carteiras de habilitação para moradores de ambos os países.

22 Abr 2023 - 19h59 | Atualizado em 22 Abr 2023 - 19h59
Brasil e Portugal assinam acordos durante Cúpula Luso-Brasileira Lorena Bueri

Neste sábado (22), o presidente Lula participou de uma reunião da Cúpula Luso-Brasileira junto com autoridades portuguesas. Entre os assuntos discutidos estão 13 acordos de cooperação entre os dois países, nas áreas de educação, produção audiovisual, comunicações, saúde e turismo.


Chegada de Lula e sua comissão em Portugal. Ricardo Stuckert/Divulgaçao


Um dos acordos que ganharam destaque é da área da educação. O acordo valida os diplomas que dão acesso ao ensino superior, ou seja, os diplomas de ensino fundamental e médio do Brasil e os de ensino básico e secundário de Portugal. Essa validação busca facilitar a vida de brasileiros que buscam estudar ou trabalhar em Portugal.

Outro acordo também acaba com a burocracia nas carteiras de motoristas, com ele existe um reconhecimento mutuo das carteiras de habilitação entre os países. Ou seja, um brasileiro vai poder dirigir em Portugal sem fazer novos testes, o mesmo acontece para os portugueses.

Na área de produção audiovisual, ocorreu um acordo de colaboração entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal, com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do Brasil, para a coprodução cinematográficas.

No turismo, o acordo de colaboração ficou entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Brasil, e Turismo de Portugal (I.P.), de Portugal.

Um dos acordos prevê a colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa, a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e a Agência Espacial Brasileira, para Uso Pacífico do Espaço, Ciências Espaciais, Tecnologias e Aplicações.

A reunião da Cúpula Luso-Brasileira faz parte de uma série de viagens feitas pelo presidente Lula para estreitar e reconstruir as relações do Brasil com outros países. Lula fica em Portugal até o dia 25, depois ele se encaminha para Espanha, onde participa de reunião com o premier Pedro Sánchez.

 

Foto destaque: Lula e primeiro-ministro português António Costa. Armando Franca/SIC News.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo