Esportes

Brasil derrota os Estados Unidos e garante vaga na Copa do Mundo de basquete masculino

Yago e Caboclo decidem e seleção brasileira derrota os Estados Unidos e se classifica pela 19ª vez ao mundial de basquetebol masculino. Atual vice-campeã, Argentina, fica de fora.

3 min de leitura
27 Fev 2023 - 11h40 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 11h40

Neste domingo (26), a seleção brasileira derrotou a seleção dos Estados Unidos por 82 a 76 e garantiu a vaga para a Copa do Mundo de basquete. O jogo foi realizado em Santa Cruz do Sul e contou com um apoio em assa da torcida brasileira durante todo o confronto.  

O armador Yago que anotou 17 pontos, e o ala Bruno Caboclo com 21 pontos, foram os principais responsáveis pela vitória brasileira. 

A seleção estadunidense já havia garantido a vaga para o mundial de forma antecipada, mesmo sem contar com atletas da NBA na competição.  

As eliminatórias americanas garantiam sete vagas para o mundial, três para as melhores equipes de cada grupo da segunda fase, além do melhor quarto colocado. 

Canadá, República Dominicana, Venezuela, Estados Unidos, Porto Rico, México e o Brasil foram as equipes que classificaram. 


Brasil está classificado para a Copa do Mundo de basquete (Reprodução/Instagram CBB)


A atual vice-campeã mundial, Argentina ficou de fora da vaga na copa, por ter terminado em quarto lugar no grupo E, mas tendo ficado com uma campanha pior que a da equipe brasileira, que terminou em quarto lugar no grupo F. 

Nesta segunda fase, a equipe brasileira fez seis jogos, vencendo o Estados Unidos duas vezes, além de vencer e perder para o México uma vez cada. Contra a seleção de Porto Rico foram duas derrotas. 


Como terminou a classificação no grupo do Brasil que garantiu a nossa vaga (Reprodução/Site FIBA)


Esta classificação é importante para manter uma escrita para a seleção brasileira. Desde 1950 (ano em que a Copa do Mundo foi criada), a seleção masculina nunca ficou fora de uma edição. Será a 19ª Copa do Mundo, e o Brasil esteve presente em todas. 

O Brasil é também duas vezes campeão da Copa do Mundo, a primeira em 1959, realizada no Chile, enquanto a segunda foi em 1963 aqui no Brasil. Na última Copa, em 2019, a seleção ficou com um modesto décimo terceiro lugar. 

É válido lembrar que essa edição de Copa do Mundo garantirá ao todo sete vagas para os jogos olímpicos de Paris em 2024. Serão duas vagas para as Américas, duas para a Europa, uma para Ásia, uma para a Oceania e uma para a África. Ou seja, o Brasil precisa ser uma das duas melhores seleções do continente para garantir vaga nas Olímpiadas. 

Assim como toda edição, as quatro vagas restantes para os jogos olímpicos serão decididas em torneios pré-olímpicos. Em 2020, a seleção brasileira ficou de fora e não conseguiu disputar os jogos. 

A Copa do Mundo terá início no dia 25 de agosto, e será disputada em três países. Japão, Filipinas e Indonésia serão a sede da competição.

Foto Destaque: Comemoração dos jogadores após a vitória contra os Estados Unidos (Reprodução/Instagram FIBA)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo