Politica

Boric, presidente do Chile, faz renovação no gabinete um ano após assumir mandato

Tendo sido eleito como o mais jovem a assumir o mandato, Boric decidiu fazer a segunda renovação no governo, que tem sido marcado por reformas politicas importantes.

11 Mar 2023 - 17h00 | Atualizado em 11 Mar 2023 - 17h00
Boric, presidente do Chile, faz renovação no gabinete um ano após assumir mandato Lorena Bueri

Gabriel Boric, presidente do Chile, fez uma dança das cadeiras em seu gabinete, nesta sexta-feira, ele iniciou uma renovação um ano após inicias as suas funções como presidente, entre as mudanças foram inclusos a troca de sua chanceler e outros quatro ministro, Boric que um ano atras tinha sido eleito como o mais jovem a assumir o cargo da presidência na história do seu país, sofreu uma dura derrota nesta semana, quando o congresso votou pela rejeição de uma reforma tributária, a reforma era considerada fundamental para seu governo, Boric diz ter feito esses ajustes na sua equipe pois ele afirma ter foco em melhorar a gestão e criar um melhor equilíbrio de forças na coalizão de esquerda que o acompanha.

"O que me motiva a fazer estas mudanças (...) não são pressões políticas ou pequenas compensações, o objetivo destas alterações é a nossa capacidade de resposta e melhorar a gestão", declarou ele na cerimônia de posse no palácio de La Moneda (casa do governo chileno).


Buric durante posse de novos ministros (Foto: Reprodução/Instagram)


Essa marca a segunda mudança de gabinete que Boric faz com apenas um ano de governo, que tem visto rápidas mudanças, a mudança chegou aos ministérios das Relações Exteriores, Obras Públicas, Cultura, Esportes e Ciências, Boric também chegou a fazer mudanças em 15 subsecretarias de seu governo.

Além disso outra coisa que pode ser notada e que o governo que ate agora tinha maioria feminina, passa e ter igualdade de gênero entres os ministros, sendo que antes tínhamos 14 mulheres e 10 homes no gabinete, e agora esse numero passa para 12 homes e 12 mulheres.

Apesar das serie de mudanças apresentas Boric, decidiu pelo menos por enquanto, deixar a comissão de politica e sua equipe de economia intactos, já que os mesmo vem apresentado bons números em nível locas e vem agradando o atual presidente chileno.

Foto Destaque: gabrielboric. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo