Notícias

Bolsonaro recebe representantes do WhatsApp para discutir acordo do aplicativo com o TSE

Nesta quarta- feira, 24, Jair Bolsonaro, recebeu os representantes do grupo Meta para conversar a respeito das comunidades do WhatsApp. Segundo ministros, elas podem atrapalhar as campanhas eleitorais de 2022.

27 Abr 2022 - 15h51 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 15h51
Bolsonaro recebe representantes do WhatsApp para discutir acordo do aplicativo com o TSE Lorena Bueri

Nesta quarta-feira, 27, o presidente Jair Bolsonaro, recebe os presidentes da Meta, empresa que controla o aplicativo WhatsApp, para discutir o acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito da permissão de criação de grupos com milhares de pessoas depois das eleições, que acontecerão em outubro.

O objetivo da reunião é conversar sobre como combater as notícias falsas durante as campanhas eleitorais. Um titular do Planalto disse que o compromisso é “inaceitável” e que não deveria ser cumprido.

A reunião com os responsáveis do aplicativo acorreu de manhã no Palácio do Planalto em uma agenda com Fábio Faria, ministro das comunicações, encarregado por Bolsonaro de resolver o assunto.

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro disse que se a plataforma poderia fazer um acordo com o TSE, também poderia fazer com ele.

“Já conversei com o (ministro das Comunicações) Fábio Faria. (Ele) vai conversar com representante do WhatsApp aqui no Brasil para explicar (o acordo). Se ele (WhatsApp) pode fazer um acordo com o TSE, pode fazer comigo também, por que não?”.

O acordo entre o WhatsApp com o TSE foi firmado em janeiro durante uma reunião entre o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso (hoje Edson Fachin que comanda a corte), e o chefe internacional do WhatsApp, Will Cathcart. Durante o encontro, eles conversaram sobre ações que poderiam ser implementadas para combater a circulação de notícias falsas e apoiar o processo eleitoral no Brasil neste ano.


Bolsonaro diz à CNN que governo marcará reunião com representante do WhatsApp (Vídeo: Reprodução/YouTube)


A empresa anunciou que a principal mudança — que já está implementada em diferentes países — é a incorporação da plataforma na funcionalidade comunidades, que permite a criação de subgrupos dentro de um grupo principal. Ao ingressar em uma comunidade, o usuário poderá ver quais temas estão sendo abordados nas diferentes salas de bate-papo, escolhendo em qual quer entrar.

Os administradores dos grupos poderão aceitar e excluir participantes das diferentes conversas, assim como, enviar avisos a todos os usuários.

 

Foto destaque: Presidente Jair Bolsonaro. Reprodução/@Jair M. Bolsonaro/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo