Notícias

Bolsonaro diz estar próximo de compra de diesel da Rússia

Presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que a entrega do combustível da Rússia está prevista para chegar em até 60 dias. A negociação tem o intuito de reduzir os preços dos combustíveis.

12 Jul 2022 - 15h38 | Atualizado em 12 Jul 2022 - 15h38
Bolsonaro diz estar próximo de compra de diesel da Rússia Lorena Bueri

O Presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (11), que está "quase certo" um acordo para compra de óleo diesel da Rússia para tentar reduzir o preço dos combustíveis no Brasil. Bolsonaro diz que a entrega dos combustíveis está prevista para cerca de dois meses.

"Está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. A Petrobrás, alguns lá, compravam bem mais caro", constatou, em conversa com os apoiadores no Palácio da Alvorada.

O presidente já havia constatado a possibilidade dessa negociação no final de junho, e que tinha tratado essa questão em uma ligação telefônica com Vladimir Putin, presidente da Rússia.

No mesmo dia, em entrevista concedida no Palácio do Planalto, Bolsonaro diz que os acordos estão certos e o combustível deve chegar logo.

"Está acertado. Em 60 dias já pode começar a chegar aqui, já existe esta possibilidade. A Rússia continua fazendo negócio com o mundo todo, parece que as sanções econômicas não deram certos". 


Presidente Jair Bolsonaro encontra Vladimir Putin, em viagem à Rússia  (Foto: Reprodução/SPUTNIK/Reuters)


Desde a Guerra com a Ucrânia, a Rússia está sob sanções econômicas, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia. O bloco europeu, em questão, era o principal consumidor de gás e petróleo russo antes de impor essas restrições.

Mesmo com a pressão de boicote econômico, o Brasil manteve suas relações comerciais com o governo russo. Para a formação desse acordo, Bolsonaro em sua viagem a Rússia garantiu o suprimento de fertilizantes.

Aproximadamente 30% do diesel consumido no país é importado, devido a incapacidade das refinarias instaladas no Brasil de refinar todo petróleo. Segundo o presidente, é preciso de comprar de quem vende mais barato.

"Agora, você tem que importar diesel de quem etsá vendendo mais barato e não importa de quem, à vontade, está vendendo até mais caro, porque o aumentando o preço aqui, aumenta o lucro da Petrobrás", diz.

No momento, o valor dos combustíveis vem tendo um alto impacto na economia brasileira e pela primeira vez o preço do diesel superou o da gasolina, algo que nunca ocorreu no Brasil até a semana passada. 

 

Foto Destaque: Presidente Bolsonaro encontra Vladimir Putin, em Moscou. Reprodução/Alan Santos/PR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo