Notícias

Bolsonaro aceita convite de Biden para reunião bilateral

Presidente Bolsonaro aceita se encontrar com Joe Biden em reunião bilateral à parte a Cúpula das Américas. Este será o primeiro encontro entre os dois governantes.

26 Mai 2022 - 09h40 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 09h40
Bolsonaro aceita convite de Biden para reunião bilateral Lorena Bueri

O presidente Jair Bolsonaro (PL),  aceitou o convite do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma reunião bilateral durante a Cúpula das Américas, que ocorrerá no início de junho. Este será o primeiro encontro pessoal entre os dois chefes de Estado.  

O convite foi feito especialmente pelo advogado e ex-senador americano Christopher Dodd nesta terça-feira (24), enviado ao Palácio do Planalto pela Casa Branca em nome do presidente norte-americano.

Vim para reforçar nosso apreço de longa data pela parceria profunda e importante que os dois países compartilham – construída sobre um fundamento comum da democracia, direitos humanos, prosperidade econômica, Estado de Direito e segurança”, afirmou o representante americano.

Em comunicado após o encontro, Christopher Dodd ainda reforçou que o “Brasil tem muito a contribuir” na Cúpula das Américas.


Ex-senador Christopher Dodd, enviado especial do presidente Joe Biden ao lado do presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/ Clauber Cleber/ Gazeta Brasil)


Um dia após o convite, o presidente Bolsonaro confirmou que se encontrará com o presidente Biden. À CNN, o presidente do Brasil afirmou que a reunião reservada acontecerá para reatar o relacionamento entre os dois países.

Na semana passada, Bolsonaro disse que ainda estava pensando se compareceria ao evento.

Apesar de a Cúpula das Américas ser uma reunião de chefes de Estado do continente americano, criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), alguns países não foram selecionados para o encontro, como Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Inclusive, o presidente do México Andrés Manuel Lopez Obrador já havia declarado, no início deste mês, que não comparecerá à Cúpula se algum país do continente não for convidado e que, nesse caso, será representado por seu chanceler Marcelo Ebrar.  

A 9° Cúpula das Américas acontecerá entre os dias 6 e 10 de junho deste ano e deve tratar das metas climáticas compartilhadas, respostas à Covid-19 e uma abordagem mais profunda do crime organizado, além da instabilidade econômica, como relatou Dodd em seu comunicado após o encontro com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

 

Foto Destaque: Presidente Bolsonaro aceita convite de Biden para reunião bilateral durante à Cúpula das Américas. Reprodução / UOL.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo