A edição atual do “Big Brother USA” trouxe um fato inédito para a história do programa – o recorde de maior número de participantes negros. Similar a última edição do “Big Brother Brasil”, transmitida no primeiro semestre deste ano, onde 9 dos 20 jogadores selecionados eram pretos, a versão norte-americana do reality show trouxe 6 integrantes pretos para a competição.
Azah Awasum, Derek Frazier, Hannah Chaddha, Kyland Young, Tiffany Mitchell e Xavier Prather, estruturaram uma aliança no decorrer do jogo visando dar a oportunidade para a primeira pessoa negra ganhar o programa. Eles denominaram a aliança de “Cookout”, que em tradução livre, significa “churrasco” e conseguiram eliminar todos os participantes brancos do programa, originando o primeiro top 6 formado apenas por negros, ao longo das últimas 22 temporadas do reality show.
Os seis finalistas do BB23. (Foto: Reprodução/Cliff Lipson/CBS)
O crítico de TV, Andy Dehnart, opinou por meio do Los Angeles Time que “Certamente há muito racismo expresso pelos fãs do ‘Big Brother’ ao longo dos anos, então vê-los responder dessa forma não é surpreendente. É decepcionante. Ao longo de 23 temporadas, este show teve mais do que sua cota de alianças totalmente brancas“.
Leia mais: Manifestantes contra e a favor do governo Bolsonaro se dividem em Brasília e em São Paulo
Leia mais: Babá pula a janela do terceiro andar para fugir de patroa agressiva
Neste último ano da versão brasileira do programa, a única vez que os participantes negros se reuniram com intuito de desenvolver uma aliança foi na primeira semana do reality show, após o ator Lucas Penteado e o comediante Nego Di ganharem a Prova do Líder e chamarem todos os jogadores não-brancos para desfrutarem dos privilégios do Vip.
O final da 23ª temporada do “Big Brother USA” está marcado para 29 de setembro, onde descobriremos quem é o primeiro vencedor negro da história do programa nos Estados Unidos.
Foto destaque: Os seis finalistas do BB23. Reprodução/Cliff Lipson/CBS.