Notícias

Biden deseja expulsar a Rússia do G20 e colocar Ucrânia em seu lugar

Em meio aos acontecimentos decorrentes da presente guerra, o presidente Joe Biden dos Estados Unidos propõe a retirada da Rússia do G20 e a inclusão da Ucrânia no grupo.

24 Mar 2022 - 20h30 | Atualizado em 24 Mar 2022 - 20h30
Biden deseja expulsar a Rússia do G20 e colocar Ucrânia em seu lugar  Lorena Bueri

O presidente Joe Biden dos Estados Unidos deseja expulsar a Rússia do G20 e colocar a Ucrânia em seu lugar como substituta para defender uma união internacional da comunidade.

Após os encontros do presidente americano com a cúpula da Otan, do G7 e da UE, foi anunciado em Bruxelas no dia 24 de março desta quinta-feira  que:  "A coisa mais importante é que permaneçamos unidos", revelou em meio a coletiva de imprensa.

Jake Sullivan, pertencente ao Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca chegou a indicar no início desta semana que a participação de Kremlin teria que ser repensada pelas autoridades internacionais, de modo que é destacado por parte dos diplomatas americanos que a Rússia não foi mais convidada para os eventos do G8 depois da Crimeia ser anexada em 2014, passando a participar apenas dos encontros do G7.

Com o tema ter sido tratado nesta desta quinta-feira (24) a afirmação de Biden é que "Vai depender do G20" que a expulsão de Moscou seja aceita, já que o governo americano sozinho não pode fazer nada por falta de consenso no bloco das 20 maiores economias de todo o planeta.


Presidente dos Estados Unidos sobre seu desejo de expulsar a Rússia do G20. (Foto: Reprodução/Nicholas Kamm/AFP/UOL Notícias)


As potências do ocidente estão fazendo pressões contra Jacarta. A Indonésia está presidindo o bloco nesse ano de 2022, mas ela está se abstendo das diferentes resoluções internacionais e com isso os diplomatas estão interpretando que os fóruns internacionais possam transformar em palanque para isolar a Rússia e que haja contaminação nos trabalhos das instituições.

Em Moscou, Kremilin está apostando em uma aliança com os Brics para evitar que a expulsão da Rússia se concretize. O Brasil vem indicando ser contrário às propostas de isolamento das medidas dadas pelos europeus e americanos. Assim, o Itamaraty planeja permanecer com o mandato dos círculos internacionais, fazendo com que continuem funcionando. O Brasil decidiu abster-se de uma resolução ocorrida nesta semana que tinha como propósito suspender as atividades da OIT com a nação russa.

Sergey Lavrov, chanceler russo o qual há pouco tempo publicou uma foto dos embaixadores da Índia, China, África do Sul e Brasil ao seu lado, demonstrando que Vladimir Putin não está se isolando do modo que os cidadãos europeus e americanos esperavam para a imagem de Moscou.

Em Bruxelas, também nesta quinta-feira foi emitido pelo bloco de economias ricas, em meio à cúpula do G7, um anúncio de que sejam reavaliadas pelas organizações internacionais as relações que possuem com a Rússia.

Foto destaque: Joe Biden. Reprodução/THOMAS COEX/AFP/R7

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo