Celebridades

Benedict Cumberbatch pode ser cobrado devido à relação familiar com escravidão

A família do interprete de Doutor Estranho foi proprietária de uma plantação de açúcar que utilizava mão de obra escrava no século XVIII, em Barbados.

08 Jan 2023 - 08h30 | Atualizado em 08 Jan 2023 - 08h30
Benedict Cumberbatch pode ser cobrado devido à relação familiar com escravidão Lorena Bueri

O ator Benedict Cumberbatch, astro de “Doutor Estranho”, pode ser cobrado a pagar uma indenização a Barbados, país em que os antepassados do artista tinham uma plantação de açúcar com mais de 250 pessoas escravizadas. A possibilidade de cobrança surge com as políticas de reparação histórica adotadas pela Força Tarefa Nacional de Barbados sobre Reparações e parte da Comissão de Reparações da Comunidade do Caribe (CARICOM).

Os rumores acerca da dívida que a família do ator deve pegar surgiram com a publicação de uma matéria no jornal britânico The Telegraph. Nela, o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, David Denny, afirmou que “Os descendentes de proprietários brancos de plantações que beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch”.

Após a publicação da matéria, o embaixador de Barbados para a CARICOM e vice-presidente da Comissão de Reparações, David Comissiong, publicou um artigo no jornal Barbados Today em que critica a matéria do The Telegraph e desmente a informação.

A CARICOM e, por extensão, Barbados, estenderam o pedido de Reparação a empresas e instituições europeias atualmente existentes que estiveram diretamente implicadas nos crimes cometidos durante esses séculos de genocídio e escravidão ou que se beneficiaram financeiramente dos referidos crimes. Até o momento, nem a CARICOM nem Barbados apresentaram oficialmente uma ação de reparação contra uma família europeia” explicou.

Segundo o The Telegraph, o sétimo bisavô do ator, Joshua Cumberbatch, comprou duas propriedades no Barbados em 1728, quando o país ainda era uma colônia britânica, e as transformou na plantação de açúcar chamada “Cleland Plantation”. Quando a escravidão foi abolida do império inglês, em 1833, o governo compensou os antigos escravagistas pelos danos financeiros. Com isso, a família Cumberbatch recebeu uma quantia que hoje equivale a cerca de 1 milhão de libras, ainda segundo a publicação inglesa.


Benedict Cumberbatch e Chiwetel Ejiofor em "!2 Anos de Escravidão". (Foto: Reprodução/Copyright Mars Distribution)


Benedict Cumberbatch já atuou em dois filmes que tratam do período da escravidão. Primeiro, em 2006, quando interpretou William Pitt, que foi primeiro ministro da Inglaterra, no filme “Jornada pela Liberdade”. Depois, em 2012, quando interpretou um dono de uma plantação nos Estados Unidos em “12 Anos de Escravidão”. 

Foto destaque: Benedict Cumberbatch. Reprodução/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo