Notícias

Belo e Poluído: Fumaça do vulcão em Tonga muda cor do céu no Rio

Partículas da explosão de Tonga viajam por mais de 13 mil quilômetros do pacífico até a América do Sul, trazendo uma tonalidade diferente nos céus da cidade Carioca

28 Jan 2022 - 14h59 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 14h59
Belo e Poluído: Fumaça do vulcão em Tonga muda cor do céu no Rio Lorena Bueri

O Rio está com uma tonalidade diferente nos céus, um tom rosado-arroxeado, diferente do que os cariocas estão acostumados a ver. A mudança de cor dos céus, deu-se por conta da poluição da erupção causada no vulcão de Tonga, que viajou por 13 mil quilômetros do Pacífico, até chegar a América do Sul.

No dia 15 deste mês, houve uma grande catástrofe em Tonga, o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai explodiu. Uma explosão que foi tão forte quanto uma bomba atômica, gerando um Tsunami que devastou as regiões de Tonga, levando 3 vítimas à óbito.

Dentro do mar, houve a erupção, em uma caldeira submarina de 5 quilômetros de largura. Tudo aconteceu tão rápido, que não deu tempo de o vapor esfriar a lava. O magma quente entrou em contato direto com a água fria, gerando explosões de velocidade supersônica, causando um estrondo ouvido por milhares de quilômetros. A fumaça do vulcão chegou até a estratosfera. Os especialistas disseram que as cinzas e os gases vão continuar circulando nos ares por semanas.

Muitos acharam que a mudança de cor nos céus veio por conta do clima quente do Rio, mas na verdade, o fato ocorreu porque a fumaça expelida pelo cone submarino “viajou” até chegar ao pacífico Sul, com isto, as partículas do vulcão de Tonga, quando iluminadas pelo sol, geram uma mudança de cor nos céus ao nascer do sol e ao entardecer.

 




Alguns internautas publicaram elogios sobre as cores vibrantes no céu, mas após a divulgação da verdadeira causa do fenômeno, todos ficaram ciente da gravidade. Segundo o Clima do tempo essa ação irá ocorrer até as próximas semanas.


Tonga

A erupção devastou Tonga. Deixou pelo menos três pessoas mortas. Ondas gigantescas, de até 15 metros, atingiram o arquipélago, invadindo casas na capital Nuku’alofa e destruindo tudo à sua frente. Um cabo óptico também foi rompido, interrompendo a circulação de comunicação do país.

Destaque: Fumaça do vulcão que atingiu Tonga muda a cor do céu no Rio/( Foto: Reprodução: Tv Globo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo