Saúde

Bebidas alcoólicas: Saiba como o álcool afeta o corpo mesmo em pequenas doses

Estudos revelam que, independentemente da dose, o álcool afeta funções motoras do corpo, diminui reflexos, tempo de resposta a estímulos e pode afetar o desenvolvimento cerebral de adolescentes.

19 Mai 2022 - 20h00 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 20h00
Bebidas alcoólicas: Saiba como o álcool afeta o corpo mesmo em pequenas doses Lorena Bueri

O álcool impacta diretamente em diversas funções importantes do corpo independentemente da dose, esses efeitos podem ser sentidos no senso de direção, nos reflexos, concentração, percepção e tempo de reação.

Por isso é extremamente perigoso ingerir álcool, mesmo em pequenas quantidades, antes de dirigir,por exemplo, o tempo médio de reação de uma pessoa sóbria para acionar o freio em resposta a um sinal de perigo é um segundo, já em uma pessoa alcoolizada, esse intervalo dobra para dois segundos.


Copo de cerveja (Foto: Reprodução/ Revista Galileu)


Assim que a substância é ingerida e chega ao estômago, o corpo já começa a sofrer alterações, e as células a serem modificadas, o álcool possui um efeito tóxico no metabolismo celular do corpo, desencadeia um processo oxidativo nas células e lesiona o fígado, reduz a imunidade e agrava doenças dermatológicas.

Apesar de os efeitos negativos do álcool serem comumente associados apenas a excessos no uso da substância, qualquer quantidade já é capaz de impactar negativamente o corpo. De acordo com uma pesquisa realizada durante 10 anos por especialistas do Reino Unido e da China, monitorando 500 mil pessoas, revelou que a ingestão de álcool em doses moderadas é responsável por elevar a pressão arterial e aumentar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o NIAID, Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, o padrão de consumo alcoólico por jovens e adolescente é muito preocupante, pois afeta o desenvolvimento do cérebro e causa déficits em funções sociais e cognitivas 

Embora o ideal seja cortar definitivamente o álcool da dieta, existem algumas estratégias para minimizar os efeitos danosos dele no corpo, por exemplo, ingerir água enquanto consome a bebida alcoólica, pois ajuda a evitar a desidratação, alimentar-se previamente, cerca de duas horas antes do consumo das bebidas, para evitar que o líquido entre em contato diretamente com o trato gastrointestinal e evitar consumir bebidas alcoólicas em dias consecutivos.

 

Foto Destaque: Pessoas brindando com copos de cerveja. Reprodução/ Restaurante Frutos da Terra.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo