Saúde

Beber água pode ajudar a reduzir o risco de insuficiência cardíaca

Ingerir 1,6 a 2,1 litros de água para mulheres e 2 a 3 litros para homens pode ajudar a reduzir o nível de sódio no sangue e contribuir para manter a saúde do coração, sugere estudo.

3 min de leitura
24 Ago 2022 - 16h00 | Atualizado em 24 Ago 2022 - 16h00

As descobertas, publicadas recentemente no European Heart Journal, sugerem que a ingestão adequada de líquidos ao longo da vida não apenas apoia as funções corporais básicas, mas também reduz o risco de futuros problemas cardíacos.

Segundo os pesquisadores, quando as pessoas bebem menos líquidos e as concentrações séricas de sódio aumentam, o corpo tenta conservar água, o que ativa um processo conhecido por contribuir para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. O nível sérico de sódio é uma medida da quantidade de sódio no corpo - quanto mais hidratado a pessoa estiver, menor será seu nível sérico de sódio.

Os pesquisadores descobriram que pessoas com níveis séricos de sódio no limite superior da faixa normal (acima de 143 mmol/L) tinham um risco 39% maior de desenvolver insuficiência cardíaca nos próximos 25 anos em comparação com pessoas com níveis séricos de sódio mais baixos. A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o músculo cardíaco não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades normais do corpo.

O estudo também descobriu que para cada aumento de 1 mmol/L no nível sérico de sódio de uma pessoa dentro da faixa normal, as chances de desenvolver insuficiência cardíaca aumentam em 5%. As maiores concentrações séricas de sódio na meia-idade foram associadas à insuficiência cardíaca e hipertrofia ventricular esquerda.


mão segura copo de água

A ingestão diária recomendada de líquidos é de 1,6 a 2,1 litros para mulheres e 2 a 3 litros para homens. (Foto: Reprodução/Lisa Fotios/Pexels)


Embora a hidratação possa desempenhar um papel fundamental, é apenas um aspecto de como prevenir a insuficiência cardíaca. Outros fatores que podem levar à insuficiência cardíaca, como idade, pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e tabagismo. Essas condições podem ser alteradas com uma alimentação saudável, prática de exercícios, controle da pressão arterial e evitando o excesso de toxinas no corpo.

"Nosso estudo mostra que manter uma boa hidratação pode prevenir ou pelo menos retardar as alterações no coração que levam à insuficiência cardíaca", disse a autora do estudo, Dra. Natalia Dmitrieva, do National Heart, Lung, and Blood Institute, Bethesda (EUA). “As descobertas sugerem que precisamos estar atentos à quantidade de líquidos que consumimos a cada dia e agir se descobrirmos que estamos bebendo muito pouco”.

Embora as necessidades de hidratação variem, a ingestão diária recomendada de líquidos é de 1,6 a 2,1 litros para mulheres e 2 a 3 litros para homens.

 

Foto Destaque: Mulher bebendo água. Reprodução/Ekaterina Bolovtsova/Pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo