Saúde

Bebê de cinco meses é internado com meningite

Meningite é uma inflamação grave nas meninges causada por bactérias, vírus ou fungos. A doença afeta o cérebro e toda a medula espinhal, podendo levar à morte. O bebê segue internado na UTI do Hospital da Criança Santo Antônio.

3 min de leitura
03 Mai 2022 - 18h00 | Atualizado em 03 Mai 2022 - 18h00

Um bebê de cinco meses de vida foi diagnosticado com meningite em Boa Vista e está internado na UTI do Hospital da Criança Santo Antônio, unidade administrada pela prefeitura da capital. O caso foi informado nessa segunda-feira (2) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e, a partir daí, foi emitido um "comunicado de risco para a meningite" em Roraima.

O diagnóstico da doença ocorreu no dia 29 de abril. O bebê e a família são da Venezuela, mas atualmente moram em um abrigo em Boa Vista. Segundo o governo, eles viviam em uma região chamada El Dorado, uma pequena cidade venezuelana localizada no leste do país. "Eles entraram no Brasil no dia 5 de abril, ficando por um período de 15 dias no abrigo de Pacaraima. A vinda deles para a capital roraimense ocorreu no dia 18 do mesmo mês", informou a nota da Sesau.


Vacinação contra meningite. (Foto: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil)


A meningite é uma inflamação grave das meninges causada por vírus, bactéria ou fungo. Por ser uma doença que afeta o cérebro e toda a medula espinhal, podendo levar à morte. De acordo com a nota da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, o bebê não estava vacinado com a Meningo C, o imunizante contra a infecção que é dada entre o 3º e 5º mês de idade. Ele tinha tomado apenas as doses das vacinas contra a Covid-19, Poliomielite, Hepatite B e Pneumocócica 10 V.

O bebê apresentou os primeiros sintomas da doença pela primeira vez no dia 21 de abril, mas só foi internado no dia 25. Além de febre e rigidez na nuca, ele teve dificuldade de flexionar os joelhos e dor abdominal. Os familiares e os profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente também foram medicados. “Ela (a criança) está internada, passando por tratamento, sendo monitorada e observada e toda a parte epidemiológica, que nesse caso é a busca ativa, também é feito uso de medicação para as pessoas que tiveram contato com esse paciente e todas as ações (de monitoramento) já foram executadas através da equipe da Vigilância Municipal”, expôs a coordenadora da CGVS Valdirene Oliveira.

Foto destaque: Bebê internado. Reprodução/Vladimir Nenov/EyeEm/Getty Images 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo