Esportes

Barcelona x Manchester United: relembre grandes momentos do confronto

Barcelona e Manchester United se enfrentam em jogo aguardado pelo mundo do futebol. Relembre os melhores momentos da rivalidade histórica entre os clubes.

16 Fev 2023 - 14h45 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 14h45
Barcelona x Manchester United: relembre grandes momentos do confronto Lorena Bueri

Barcelona e Manchester United estão entre os maiores clubes do mundo e, apesar das versões de 2023 não serem as mais fortes da gloriosa história do duelo, o jogo desta quinta-feira (16) é aguardado com grande expectativa pelo mundo do futebol.

Disputado no Camp Nou e válido pela fase 1/16 da Europa League, o confronto promete não apenas por conta da escala de interesse global, mas também por causa da rivalidade e do histórico construídos ao longo dos anos.

Os maus resultados do Barcelona na UEFA Champions League fizeram com que o clube fosse eliminado do principal torneio de clubes do mundo e disputasse a Europa League. Em sorteio realizado após as fases de grupos dos dois principais torneios europeus, o Manchester United ficou definido como o adversário do time catalão no mata-mata.


Sorteio da UEFA Europa League colocou frente a frente Barcelona e Manchester United. (Foto/Reprodução/UEFA)


Desde 1984, a disputa entre Barça e United tem sido alimentada por grandes duelos e momentos históricos, com as duas equipes se enfrentando frequentemente em âmbito europeu. Apesar de jogarem em diferentes ligas, os clubes desfrutam de uma das rivalidades mais ferozes do Velho Continente.

A seguir, relembre alguns dos melhores momentos do confronto ao longo dos anos:

– Beckham marca golaço de falta – Em 1998/99, United e Barça formaram o chamado “grupo da morte” ao lado do Bayern de Munique, e a viagem de clube catalão a Old Trafford proporcionou a abertura mais caótica que se possa imaginar.

Os visitantes, que se beneficiaram de duas penalidades e um cartão vermelho para Nicky Butt, ficaram apenas no empate por 3 a 3. Aquela foi a estreia do Xavi (atual treinador do Barcelona) na Champions League, mas foi o promissor meio-campista dos “Red Devils” quem mais impressionou: Beckham exibiu seu talento incomparável marcando um gol de falta que empatou a partida.

– Lionel Messi decide a final da Champions (e perde a sua chuteira) – Messi é um dos maiores passadores, batedores de falta, dribladores e finalizadores de todos os tempos. Mas, em 2009, superou o rival inglês pelo ar.

O genial camisa 10, que balançou a rede mais de 800 vezes, marcou um dos mais importantes tentos de sua carreira com a cabeça. A raridade de seus gols desse tipo é o que faz de seu salto final da decisão disputada em Roma um de seus momentos mais lembrados.

A vinte minutos do fim, com o placar apertado de 1 a 0, Xavi cruzou por cima de Rio Ferdinand e Messi saltou, reajustando seu corpo no ar e cabeceando perfeitamente sobre o goleiro holandês Edwin van der Sar. Após a queda, o craque argentino perdeu a chuteira direita ao pousar – daí a imagem icônica dele segurando o calçado enquanto celebrava.


Messi beija a chuteira após gol na final da Champions de 2009. (Foto/Reprodução/UEFA)


– Dupla de ataque do United brilha – Para certa geração, Dwight Yorke e Andy Cole formaram uma parceria icônica. O Barcelona abriu vantagem com dois gols impressionantes de Rivaldo (um de falta, outro de bicicleta), mas a conexão entre Yorke e Cole reverteu a desvantagem e contribuiu para a qualificação do United para o mata-mata da Champions 98/99, que acabaria sendo vencida pelos ingleses dentro do Camp Nou.

– Rooney pede por “piedade” – A final da Liga dos Campeões de 2011 é a obra-prima do reinado de Pep Guardiola no Barcelona. O United de Ferguson havia vencido quatro dos cinco títulos anteriores da Premier League e estava cheio de confiança antes do confronto com o Barça, em Wembley.

No entanto, se 2009 foi uma declaração de supremacia, 2011 foi o ‘gran finale’. Os catalães venceram por 3 a 1 e Sergio Busquets, lenda do clube azul-grená, revelou ao “Guardian” que o camisa 10 do United praticamente implorou por misericórdia nos últimos minutos, dizendo a Xavi algo como: "Já chega, você ganhou. Pode parar de jogar agora".

Ferguson reconheceu a derrota como histórica, afirmando que nunca antes um time comandado pelo treinador havia sido tão dominado. A vitória confirmou o que muitos suspeitavam: o Barcelona de Guardiola havia se tornado um dos maiores times de todos os tempos.

Foto destaque: Barcelona e Manchester United fizeram grandes duelos no fim do século passado. Reprodução/FCB

VEJA TAMBÉM

Xavi critica a arbitragem em eliminação do Barcelona na Champions Lorena Bueri

Xavi critica a arbitragem em eliminação do Barcelona na Champions

Técnico espanhol reclama da expulsão de zagueiro ainda no primeiro tempo; técnico também foi expulso na derrota para o PSG em casa
Pep Guardiola revela desejo de treinar seleção e disputar uma Copa do Mundo Lorena Bueri

Pep Guardiola revela desejo de treinar seleção e disputar uma Copa do Mundo

Multicampeão em clubes, técnico espanhol comentou sobre a possibilidade de comandar uma seleção nacional futuramente; trabalhar na América do Sul é uma opção
Empreendedora do mercado digital, Carolina Xavier transformou loja de bolsas falida em um método de venda que a permite faturar hoje mais de R$ 250 mil mensais  Lorena Bueri

Empreendedora do mercado digital, Carolina Xavier transformou loja de bolsas falida em um método de venda que a permite faturar hoje mais de R$ 250 mil mensais

Além de desenvolver as suas próprias estratégias de negócio, Carolina passou o conhecimento a frente, acumulando cases de sucesso e já possui mais de 10 mil mentorados ao redor do mundo
Xavi vai deixar o Barcelona no final da temporada Lorena Bueri

Xavi vai deixar o Barcelona no final da temporada

Treinador conta com o apoio de seu colega de profissão, Pep Guardiola, multicampeão pela equipe catalã que afirma: “pressão na Espanha é muito maior que na Inglaterra"
Imprensa espanhola questiona Xavi após goleada para o Real Madrid Lorena Bueri

Imprensa espanhola questiona Xavi após goleada para o Real Madrid

Barcelona é goleado pelo Real Madrid e trabalho do Xavi é questionado pela imprensa espanhola; Deco garante permanência do treinador do clube e acredita que mudanças não são necessárias
Juliana Xavier expõe mensagens que recebeu de Caio Castro e Medina Lorena Bueri

Juliana Xavier expõe mensagens que recebeu de Caio Castro e Medina

Ex-integrante do grupo "Puxadinho" do BBB24, Juliana Xavier revelou mensagens de Caio Castro e Gabriel Medina, e teve de se explicar nas redes sociais
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo