Cinema

Bárbaros da Netflix é um parente de 3º grau de Vikings

Bárbaros, seriado da Netflix, traz pontos de atenção e reproduz história de 9 d.C.

12 Nov 2020 - 22h28 | Atualizado em 12 Nov 2020 - 22h28
Bárbaros da Netflix é um parente de 3º grau de Vikings Lorena Bueri

Contém Spoilers

Inevitavelmente depois de Vikings, as séries com roteiros semelhantes serão comparadas. O sucesso da primeira é inegável. Bárbaros poderia entrar nesse nicho, mas ficou longe, bem longe. O seriado entrou no catálogo do streaming em outubro e rapidamente entrou no Top 10.  

Leia mais: “Bom dia, Verônica” é renovada para a segunda temporada


A tribo de queruscos de Bárbaros. (Foto: Reprodução/Netflix)


Lembra quando você está em um jantar de família, e aparece um primo seu de 3º grau ou até de graus superiores? Qual a sua primeira impressão? “É, ele parece um pouco com a gente, mas não tanto. Tem alguma coisa que lembra”. É mais ou menos assim, né?

Pois é caro leitor, isso é o que acontece com Bárbaros. Vou te explicar: o seriado alemão tem características que esperamos: uma fotografia com tons frios, cenário correspondente ao período, briga por poder, lutas sangrentas, mas quando entra no quesito personagens e enredo as semelhanças se encerram. Viu? São só algumas coisas, só algumas mesmas.

O pano de fundo é a luta dos Bárbaros contra o Império Romano. Enquanto a referência história é o nascimento da extrema direita alemã e sua superioridade frente aos estrangeiros. No entanto, os produtores ampliaram a visão e trouxe a história de uma forma menos partidária.

As tribos germânicas são dominadas e sujeitas as regras impostas pelos Romanos. Roma quer expandir seu domínio a todo custo. E quem estiver no caminho paga caro. Armínio (Laurence Rupp) é um querusco nascido sob esse jugo. No entanto, como forma de estabelecer a paz entre os dois poderes é entregue ao Império pelo seu pai.

O jovem cresce e se torna um comandante das tropas romanas. Muito bem quisto e confiável aos olhos de seu pai de criação – líder do exército. No entanto, a história paralelamente mostra seus conterrâneos vivendo uma vida amarga, tendo que pagar altos tributos para os romanos. Thusnelda (Jeanne Goursaud) e Folkwin (David Schütter) seus amigos de infância são obrigados a passar por situações que os forçam a tomar uma atitude.


Thusnelda na Batalha da Floresta. (Foto: Reprodução/Netflix)


Como forma de mostrar força e oposição, eles roubam um símbolo das crenças romanas e começa toda uma saga, por conta disso. Armínio é obrigado a recuperar o objeto e tudo vem à tona com seu retorno. Ele era um romano ou ainda era um bárbaro?

O enredo tinha futuro, mas a quantidade de furos desde o início faz cansar. Com seis episódios, o desenvolvimento dos personagens não ocorre, relacionamentos rasos e superficiais e mudanças bruscas de comportamento dos personagens são irritantes. O triângulo amoroso imposto aos três amigos, não se sustenta. Não há muitas narrativas que remontem o passado do trio e que reafirme tamanha amizade, que faça você realmente sentir a dor quando envolve o núcleo deles. Thusnelda é uma guerreira impulsiva, sem estratégia e confusa. Folkwin fica mais interessante à medida que seu personagem tenta crescer, mas é pouco. Armínio é a chave do seriado, apesar de não convencer muito, carrega os episódios nas costas com suas decisões rápidas. Aliás, tudo é muito corrido na série. Pressa inimiga da perfeição.

Mas nem tudo é só tristeza. Como é lógico, Armínio se declara bárbaro e decide enfrentar o império romano. Sua estratégia é bem sucedida – e, ponto positivo para eles. Aqui remonta a verdadeira luta ocorrida em 9 d.C, conhecida como: A Batalha da Floresta. Os germânicos venceram três legiões de soldados romanos, na época.


(Vídeo: Reprodução/YouTube)


A cena é bem construída, traz emoção pela narrativa, apesar da dúvida de pouca gente no seriado, inclusive na tribo principal, e o aparecimento de muitos na luta (Oi?). Aliás, ao que parece a tribo não tinha quase ninguém – cadê os figurantes? E um desfecho bem esperado. Sim – não houve nenhum mistério, mas não vou te contar para não minar suas chances de assistir – é relacionado ao romance. Ops!

Bem, mesmo com muitas críticas, o seriado agradou e vem numa segunda temporada. Acredito que caberia em apenas uma, tendo mais episódios. Entretanto, a dona Netflix é quem decide e vamos esperar uma melhora ou não de Bárbaros.

 

(Foto Destaque: Armínio em Bárbaros. Reprodução/Netflix)

VEJA TAMBÉM

Trump está na liderança da disputa presidencial americana Lorena Bueri

Trump está na liderança da disputa presidencial americana

Joe Biden perde prestígio com eleitores americanos e pode ceder seu lugar na Casa Branca para o ex-presidente Donald Trump, após as próximas eleições.
Exclusivo: Michel Joelsas revela detalhes de “Últimas Férias”, “Fuzuê” e atual momento da carreira  Lorena Bueri

Exclusivo: Michel Joelsas revela detalhes de “Últimas Férias”, “Fuzuê” e atual momento da carreira

Em entrevista exclusiva ao Lorena.R7, o ator Michel Joelsas contou detalhes sobre Eric, personagem da nova série nacional da Star+, "Últimas Férias", Francisco, da novela "Fuzuê", o atual momento da carreira e muito mais; confira na íntegra
Corpos de bebês em estado de decomposição são descobertos em UTI de hospital desocupado em Gaza Lorena Bueri

Corpos de bebês em estado de decomposição são descobertos em UTI de hospital desocupado em Gaza

Um vídeo divulgado à CNN revela os restos mortais de pelo menos quatro crianças, com a alarmante constatação de que três delas permaneciam ligadas a dispositivos hospitalares
Jung Kook divulga clipe do single “Hate You” com uma estética cheia de emoção; confira Lorena Bueri

Jung Kook divulga clipe do single “Hate You” com uma estética cheia de emoção; confira

Jung Kook mostra mais uma vez sua capacidade de entregar projetos que emocionam não só os seus fãs, mas também uma parcela significativa do público geral
'Duna 3' tem roteiro 'quase pronto', segundo o diretor Denis Villeneuve Lorena Bueri

"Duna 3" tem roteiro "quase pronto", segundo o diretor Denis Villeneuve

O primeiro filme, lançado em 2021, ultrapassou mais de 402 milhões de dólares em bilheteria, sendo indicado também como "Melhor Filme", no Oscar 2022
Jaque confronta Marcia Fu sobre vazamento de estratégias na formação da 11ª Roça Lorena Bueri

Jaque confronta Marcia Fu sobre vazamento de estratégias na formação da 11ª Roça

Após ser acusada por Jaquelline, Marcia se defende e alega não saber das intenções de Jaque sobre o vazamento de estratégias e intenções de voto em relação a 11ª Roça
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo