Money

Bancos somaram no segundo trimestre lucro superior a 26 bilhões de reais

As projeções e pesquisas feita pela Federação Brasileira de Bancos, reunião do COPOM e CNC sobre as taxas de juros e créditos, e sobre os Dividend Yield na Bolsa de Valores.

06 Set 2022 - 20h57 | Atualizado em 06 Set 2022 - 20h57
Bancos somaram no segundo trimestre lucro superior a 26 bilhões de reais Lorena Bueri

Entre os bancos que passaram pela pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) foi o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. A pesquisa intitulada “Economia Bancária e Expectativas” do Sistema Financeiro Nacional (SFN), sobre as taxas de juros e inadimplências das pessoas físicas e jurídicas. 

A cada 45 dias o COPOM (Comitê de Política Monetária) se reúne para debater e definir qual o valor para a taxa básica de juros da economia a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) para o controle da inflação - quanto mais aumenta esta taxa, menor é o poder de compra – que também impacta na taxa de câmbio - a definição da taxa de troca da moeda entre dois países.


Banco Central Brasileiro - Twitter

Banco Central Brasileiro Foto: Reprodução: Twitter


Hoje a Selic está em 13,75% sendo que no início de 2022 em janeiro essa projeção estava em 9,25%, forma 5 vezes o aumento desta taxa, a próxima reunião está prevista para setembro nos dias 20 e 21 deste ano.  

Nas projeções o Itaú teve 2,0%, Banco do Brasil teve 2,7%, Santander teve 2,9% e Bradesco com 3,5% de inadimplência. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) o número de endividados foram de 79,0% última projeção em 08/2022. Esta pesquisa é feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mensalmente. A taxa de juros para as pessoas físicas no "Panorama de Crédito" é de 33,21% e taxa de juros para as pessoas jurídicas é de 19,53. 

Por outro lado, está melhoria nos bancos traz esperanças para os investidores, porque estes bancos estão listados na Bolsa de Valores. O Itaú (ITUB3 e ITUB4) está com o percentual de Dividend Yield (Rendimento de Dividendos) com 3,30%, Santander (SANB3, SANB4 e SANB11) com 5,20%, e o Bradesco (BBDC3 e BBDC4) com 3,80%. Os dividendos são partes dos lucros de uma empresa, pagos mensal, trimestral, semestral ou anual, depende de cada empresa listada na Bolsa de Valores. 

Foto destaque: Febraban. Reprodução: Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo