Tech

Bancos adotam Whatsapp para atrair clientes que ainda não usam seus apps

Segundo especialistas, os clientes preferem usar o WhatsApp porque simplifica a linguagem do atendimento. Estratégia tem o foco na parcela da população que tem smartphone mas não utiliza o app do banco

30 Jun 2022 - 13h40 | Atualizado em 30 Jun 2022 - 13h40
Bancos adotam Whatsapp para atrair clientes que ainda não usam seus apps  Lorena Bueri

As instituições bancárias resolveram adotar uma nova estratégia para atrair clientes que, apesar de possuírem smartphones, ainda não utilizam os aplicativos dos bancos: o WhatsApp. A plataforma da Meta é uma das mais utilizadas no Brasil e, segundo especialistas, pode representar uma ponte entre o banco e esse público porque simplifica a linguagem do atendimento.

Em dia de pagamento do INSS ou de auxílios do governo uma cena curiosa se repete nas portas de agências bancárias: pessoas fazem filas para entrar e sacar dinheiro, ao mesmo tempo que mandam e recebem mensagens por meio do famoso “Zap”. Por isso, as instituições financeiras miram o WhatsApp.

O Bradesco, por exemplo, criou a BIA, inteligência artificial do banco que interage com o usuário em suas plataformas. "Para nós, o WhatsApp é um canal, mas o que estamos fortalecendo é a convergência do cliente", diz o responsável pela experiência digital de pessoas físicas do banco, Eder Lima. Segundo ele, o intuito é acostumar o cliente a se comunicar com a BIA em qualquer canal.


Inteligência artiticial do banco Bradesco, BIA. Foto: Divulgação/Bradesco.


Os motivos que afastam o cliente do aplicativo do banco são diversos, incluindo o receio de gastar parte do pacote de dados. "Em geral, as pessoas de uma classe social mais baixa e que tendem a ser mais jovens têm necessidades financeiras mais simples. Eventualmente, o WhatsApp atende a essas necessidades", aponta Silvio Marote, sócio da consultoria Bain.

A diretora de atendimento ao cliente do Itaú, Andrea Carpes, diz que os primeiros serviços levados para o app foram os mais fáceis e de maior demanda, como a emissão da segunda via de boletos. "O primeiro critério foi incluir o que tinha mais volume nas centrais de atendimento", conta. Atualmente, é possível abrir contas correntes pelo WhatsApp.

Segundo a pesquisa do WhatsApp feita pela Kantar, no Brasil, 47% dos adultos conectados à internet realizam transações bancárias via aplicativos de mensagem.

 

Foto destaque: Plataforma é uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Reprodução: Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo