O Banco Pan, que é sediado na cidade de São Paulo e vem se expandindo bastante no meio de bancos digitais, declarou no dia 15 de abril de 2022 que houve um vazamento de dados cadastrais de seus clientes, a empresa confirma que se trata de clientes detentores de cartão de crédito registrado na instituição e ainda não definiu o número de atingidos.
Segundo eles, a falha se deu por conta de uma empresa que presta serviços de tecnologia para a central de atendimento voltada para aqueles que possuem o cartão referente. Sendo assim, após o vazamento desses dados foi possível copiar todo o registro dos dados cadastrais, saldo devedor das faturas e ainda o limite de crédito. De acordo com o banco, não houve acesso aos números dos cartões, nem às suas respectivas senhas.
Segundo uma apuração feita pelo site Tecmundo, os afetados devem girar em torno de 64 mil, correspondendo a uma amostra enviada pelos responsáveis do crime, entretanto o banco alega que esse número não está correto. Afirmam ainda que não há riscos de prejuízos financeiros para os clientes atingidos e que as apurações sobre o vazamento e as investigações já estão em andamento.
Hacker (Foto: Reprodução/ Pixabay)
De acordo com as informações que já estão disponíveis, manifesta o banco em nota publicada, que é possível aferir que não houveram comprometimentos das contas correntes, sistema fora do ar ou invasão da infraestrutura do banco.
A instituição financeira declarou ainda que foram ativados os protocolos de segurança, uma investigação interna e terceirizada e todas as autoridades competentes já foram alertadas sobre a situação.
Portanto, é indicado aos clientes que fiquem atentos para táticas como engenharia social, pois se trata de a partir de certos dados obter mais informações, podendo ser danoso para o cliente, criminosos podem utilizar do que já conseguiram para pedir número do cartão ou senha por exemplo, se passando pela instituição.
Foto Destaque: Banner Banco Pan. Reprodução/ Banco Pan.