Mundo Animal

Baleia percorre 5 mil km com coluna quebrada, a possível última viagem em vida

Monitorada por uma ONG, baleia jubarte denominada Moon apresenta grave lesão na coluna e pode estar fazendo uma de suas longas e últimas viagens através dos mares.

11 Dez 2022 - 20h06 | Atualizado em 11 Dez 2022 - 20h06
Baleia percorre 5 mil km com coluna quebrada, a possível última viagem em vida Lorena Bueri

Uma viagem corajosa porém derradeira no mundo animal. Assim pode ser qualificada o trajeto de uma baleia jubarte que percorreu cerca de 5 mil km com a coluna quebrada, de acordo com especialistas. Apesar da grande viagem, infelizmente essa deve ser uma das últimas do incrível animal marinho.

Em uma viagem entre a costa oeste do Canadá e as ilhas do Havaí (EUA), o mamífero batizado de Moon fez o longo percurso com duração de aproximadamente três meses. No entanto de acordo com a BC Whales (uma ONG, organização sem fins lucrativos), o animal corre sério risco de morte devido as péssimas condições de saúde e não deve fazer muitas outras viagens nos próximos tempos.


Baleia jubarte, um dos animais mais impressionantes dos mares. (Foto: Reprodução/IStock)


Os pesquisasores da organização acreditam que Moon, fotografada por um drone em 7 de setembro no litoral canadense e posteriormente no dia 1° de dezembro já próximo ao território norte-americano no Pacífico, tenha se machucado após colidir com uma embarcação. As fotos tiradas por meio de um drone mostram a coluna do cetáceo fazendo uma espécie de "S", que dificulta e muito o processo de nadar do animal.

Ao longo da última década, Moon sempre foi monitorada e costumava visitar a costa canadense para se alimentar de crustáceos ricos em nutrientes. Todavia nos últimos registros de monitoramento (recentemente, a cerca de dois anos, a baleia foi registrada acompanhada de um pequeno filhote), o animal apareceu com uma grave lesão nas costas e de acordo com a ONG o animal além de estar sentindo absurda dor, está cada vez mais próximo da morte.

Um dos maiores animais do planeta Terra, a baleia jubarte pode chegar a pesar cerca de 27 toneladas e medir 50 metros de comprimento. O alto e constante fluxo migratório das baleias através dos oceanos se dá principalmente em época de reprodução.

 

Foto Destaque: Moon mostra ser um animal de enorme resistência após percorrer longa distância com dores e próxima da morte. Divulgação/BC Whales

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo