Mundo Animal

Baleia com escoliose grave foi vista na costa da Espanha

Os biólogos e veterinários pensaram que a curvatura nas costas da baleia havia sido provocada após uma captura em rede. Contudo, ficou claro, através de imagens feitas pelos drones, que havia um desvio acentuado na espinha do animal.

15 Mar 2023 - 19h10 | Atualizado em 15 Mar 2023 - 19h10
Baleia com escoliose grave foi vista na costa da Espanha Lorena Bueri

Uma enorme baleia-comum (Balaenoptera physalus), com cerca de 17 metros, foi avistada nadando na costa de Valência, Espanha, neste último sábado (11). A baleia tem uma grave deformação na coluna, chamada escoliose. A malformação entre as baleias é rara, mas quando ocorre costuma chamar a atenção.

A princípio, quando o capitão de um barco local avistou o animal, parecia estar lutando para nadar, como se tivesse enroscado em uma rede de pesca. A Guarda Civil foi acionada e a equipe de salvamento da Fundação Oceanográfica foi alertada. A equipe se aproximou do animal de maneira segura com a ajuda da Patrulha da Guarda Civil.

Os biólogos e veterinários pensaram que a curvatura nas costas da baleia havia sido provocada após uma captura em rede. Contudo, ficou claro, através de imagens feitas pelos drones, que havia um desvio acentuado na espinha do animal, uma escoliose de origem desconhecida e que alterava a anatomia natural da baleia.

O registro feito pelos drones foi compartilhado nas redes sociais pela “Fundación Biodiversidad”. 



Os especialistas esperavam colocar um rastreador no animal para obter dados mais detalhados sobre a sua condição, trajetória e biologia, mas a lesão na espinha da baleia tornou isso impossível. 

Depois de algumas horas, a baleia-comum, que pesa em torno de 40 toneladas, afastou-se da costa indo em direção ao mar, nadando com dificuldades. Entretanto, em comunicado nas mídias sociais, os especialistas alertam que há a possibilidade do animal aparecer novamente perto da costa nos próximos dias, devido ao seu estado geral e dificuldade para nadar.

Segundo o site “Science Alert”, as estimativas sugerem que até 20.000 baleias morrem em colisões em embarcações em todo o mundo a cada ano, e a maioria dessas colisões envolve baleias-comuns. Com o aumento do tráfego marítimo global, a chance de um encontro com uma embarcação oceânica poderia explicar a condição da baleia avistada na Espanha. 

Foto Destaque: Baleia com deformação na coluna é vista nadando perto da praia de Cullera. Reprodução/FBiodiversidad/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo