Notícias

Aviões de pequeno porte lideram número de acidentes aéreos no Brasil

Após acidente aéreo que causou a morte de Marília Mendonça e de outras quatro pessoas, veio à tona o debate sobre a fiscalização de aviões de pequeno porte no país.

06 Nov 2021 - 18h00 | Atualizado em 06 Nov 2021 - 18h00
Aviões de pequeno porte lideram número de acidentes aéreos no Brasil Lorena Bueri

Após a morte da cantora e compositora Marília Mendonça e de outras quatro pessoas por conta da queda do avião que eles estavam, levantou debates acerca do número de acidentes aéreos envolvendo aviões de pequeno porte e sobre a fiscalização precária de aviações particulares.

 

Aviões particulares e taxis aéreos, em geral, de menor porte, como o utilizado por Marília, estão envolvidos na maior parte dos acidentes de aviação no país. Entre 2010 e 2019, houve o registro de 1.210 acidentes com aviões, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Em média, 121 acidentes aéreos por ano no período, mas a maior parte deles sem óbitos e pessoas gravemente feridas.

 


 


Avião que Marília Mendonça estava quando sofreu um acidente e veio a óbito. (Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira)

 


 

Segundo um especialista consultado pela BBC News Brasil, a menor especialização de pilotos, a manutenção menos frequentes de aeronaves de menor porte e exigências mais brandas são alguns fatores que explicam a maior incidência desse tipo de avião em acidentes.

 

46% dos acidentes na última decada ocorreram com aviões particulares, 20% com aeronaves agrícolas e 14,72% de instrução. A aviação comercial, que possui aeronaves de grande porte, foi responsável por apenas 1% dos acidentes.

Entre as causas dos acidentes envolvendo aeronaves particulares, 44,3% do total ocorreram por "falha do motor em voo", "perda de controle em voo" e "perda do controle em solo"

 

https://lorena.r7.com/post/Marilia-Mendonca-tinha-dito-que-sonhou-com-cachoeira

https://lorena.r7.com/post/Marilia-Mendonca-Amigos-e-familiares-se-despedem-da-cantora-em-velorio

https://lorena.r7.com/post/A-Rainha-da-sofrencia-Conheca-a-trajetoria-de-Marilia-Mendonca

 

 


 

Ao todo, ocorreram 1.822 casos até outubro, 1.311 deles com aviões, 216 com helicópteros, como o acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat, e 299, com outros modelos de aeronave, como planadores ou experimentais.

 

Outras figuras públicas também vieram a óbito por conta de acidentes aéreos fatais envolvendo aeronaves particulares e de pequeno porte: A banda Mamonas Assassinas em 1996, o candidato a presidente Eduardo Campos em 2014, o empresário Roger Agnelli em 2016 e o ministro Teori Zavascki, do Supremo, em 2017.

 

Com base nos dados da Flight Safety Foundation, o Brasil está em quarto lugar no mundo em número de acidentes aéreos, atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia e Canadá.

 

 

Foto destaque: Marília Mendonça morre aos 26 anos em um acidente aéreo em Minas Gerais. Acidente foi causado por uma aeronave bimotor da empresa Pec Aviação. Eduardo Martins/AgNews e Reprodução/PEC Aviação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo