Saúde

Autotestes de Covid: Apenas 12% deram positivo no Brasil em Março e Abril

Cerca de 32 mil brasileiros realizaram o autoteste nos meses analisados pela pesquisa e a grande quantidade de resultados negativos pode ser reflexo do avanço da vacinação no Brasil.

05 Mai 2022 - 20h50 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 20h50
Autotestes de Covid: Apenas 12% deram positivo no Brasil em Março e Abril Lorena Bueri

O que são os autotestes de Covid-19

Autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Janeiro para comercialização no Brasil, o autoteste é um objeto que permite que qualquer pessoa realize a testagem de Covid-19 sem o auxílio de um profissional de saúde, o produto vem com um passo a passo a ser seguido com atenção. Primeiramente, o paciente utiliza uma haste flexível para coletar secreção do nariz ou boca e em seguida a coloca em um composto químico por cerca de meia hora, após decorrido esse tempo, o resultado está disponível.

Apesar de o resultado do autoteste não configurar um diagnóstico (para isso é necessário que a testagem seja realizada por um profissional da saúde) ele representa um importante sinal de alerta e parâmetro de medição da pandemia. Atualmente, 25 marcas podem ser comercializadas no Brasil e 115 processos de registro de novas marcas de autotestes estão aguardando aprovação da Anvisa.


Vacina Covid -19 (Foto: Reprodução/ GOV)


Quase 90% dos exames realizados deram negativo

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), dentre os 32 mil auto testes realizados no Brasil, 88% testaram negativo para Covid, ainda segundo a pesquisa, o Rio de Janeiro é o estado com a maior quantidade de resultados negativos, 89%.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o mês de abril de 2022 registrou uma queda de 95,4% dos óbitos por Covid-19 em comparação com o mesmo período no ano passado, o mês mais letal desde o início da pandemia, em março de 2020.

A queda no número de casos tem relação direta com o avanço da vacinação no país, acredita o Ministério da Saúde. O Brasil já vacinou 91,8% do público alvo acima de 12 anos com a primeira dose e 86,8% com as duas doses ou com a dose única do imunizante contra Covid-19.

Os resultados reforçam a importância de se imunizar e completar o ciclo vacinal com as doses de reforço para evitar novas variantes e novas ondas de Covid. 

 

Foto Destaque: Autoteste de Covid-19. Reprodução/ Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo