Notícias

Autoridades se manifestam sobre reação de Jefferson contra a PF para evitar prisão

Autoridades e entidades se manifestaram neste domingo (23) sobre o ocorrido contra a polícia federal que partiu de Roberto Jefferson, após os agentes tentarem cumprir um mandado de prisão contra aliado de Bolsonaro.

23 Out 2022 - 19h59 | Atualizado em 23 Out 2022 - 19h59
Autoridades se manifestam sobre reação de Jefferson contra a PF para evitar prisão Lorena Bueri

Autoridades e entidades se pronunciaram neste domingo (23) sobre o recente episódio de Roberto Jefferson, um ex-deputado federal que trocou tiros com a polícia que estavam cumprindo mandado de prisão contra ele, no Rio de Janeiro. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a prisão após o condenado ter desrespeitado as orientações de prisão domiciliar, a qual ele estava cumprindo.

Jefferson atirou contra os policiais e acabou atingindo uma das agentes que estavam lá no momento. As informações foram confirmadas pela própria PF e pelo advogado de Jefferson, Luiz Gustavo Cunha. O ex-deputado federal é aliado do atual presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL).


(Imagem/Reprodução: Twitter)


Confira os principais posicionamentos das autoridades e entidades sobre o ocorrido:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência

“Eu fui informado que não só trocou tiros como soltou uma granada nos policiais (...). Não é um comportamento adequado, não é um comportamento normal (...) nós disputamos tantas eleições, tantas eleições, há 50 anos que disputamos eleições, a gente nunca viu uma aberração dessa, uma ofensa dessa, uma cretinice dessa que esse cidadão que é o meu adversário estabeleceu no país. Ele conseguiu criar nesse país uma parcela da sociedade brasileira raivosa, com ódio, mentirosa e que espalha fake news o dia inteiro sem se importar se o filho dele está vendo, ouvindo a mentira ou não. É desrespeito pela sociedade. Eu acho que isso gera comportamento como esse do Roberto Jefferson.”

 

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e candidato à reeleição

“Repudio as falas do Sr. Roberto Jefferson contra a ministra Cármen Lúcia e sua ação armada contra agentes da PF, bem como a existência de inquéritos sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP. Determinei a ida do ministro da Justiça ao Rio de Janeiro para acompanhar o andamento deste lamentável episódio.”

 

Hamilton Mourão, vice-presidente da República e senador eleito pelo RS

"Lamento as falas e repudio o episódio envolvendo o Sr. Roberto Jefferson. Tal estado de coisas acontece porque o sistema de freios e contrapesos não está funcionando."

 

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

"A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) repudia veementemente o ataque sofrido por policiais federais durante o cumprimento de mandado de prisão, neste domingo (23/10), na casa do ex-deputado Roberto Jefferson, no município de Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. É totalmente inaceitável qualquer tipo de violência contra policiais federais, em especial no cumprimento do dever legal estabelecido pela Constituição Federal. A ADPF estima pela pronta recuperação dos policiais federais vítimas desse absurdo atentado. Os Delegados Federais vão acompanhar vigilantes o desdobramento dos fatos e exigirão uma rigorosa punição ao responsável pelas agressões."

 

Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef)

"A Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), entidade de âmbito nacional que congrega 27 sindicatos estaduais e representa mais de 14.000 policiais federais brasileiros, vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio ao ato de violência praticado pelo ex-deputado e ex-presidente nacional do PTB Roberto Jefferson, o qual recebeu (segundo vídeo de sua autoria postado nas redes sociais), a tiros e granada, uma equipe de quatro policiais do Setor de Inteligência Policial da Superintendência Regional da PF do Rio de Janeiro (SIP/SR/PF/RJ), durante o cumprimento de mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal, vindo a ferir dois policiais federais, sendo uma Agente e um Delegado. A reação violenta contra policiais é um atentado contra o próprio Estado e uma ofensa incomensurável à ordem jurídica. A inconformidade em face de decisões judiciais deve ser demonstrada no terreno adequado, que são os próprios autos, nos termos da Constituição Federal de 1988, e nunca, através do exercício arbitrário. A FENAPEF acompanha o caso de perto e prestará todo apoio, por intermédio do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro (SSDPFRJ), aos colegas policiais federais feridos durante o cumprimento da missão.”

Acompanhe as mais variadas notícias aqui no portal Lorena R7. Informações retiradas do portal G1.

 

Foto Destaque: Roberto Jefferson atira contra agentes da polícia em operação da PF. Imagem/Reprodução: G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo