Moda

Automobilismo: a nova inspiração do mundo da moda

Uma nova tendência vem retornando no universo fashionista: o sportwear. Os itens inspirados no universo do motocross e da Fórmula 1 têm ganhado força na moda

16 Mai 2022 - 17h50 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 17h50
Automobilismo: a nova inspiração do mundo da moda Lorena Bueri

Ultimamente os esportes automobilísticos estão ganhando cada vez mais fãs. E o universo da moda também está se rendendo a essa pegada da velocidade. No início de maio a Chanel realizou o desfile icônico em Mônaco e aproveitou o ambiente para apresentar a nova coleção inspirada na Fórmula 1. 


Desfile da Chanel em Mônaco (Video: Reprodução/Instagram) 


Mas essa tendência não começou agora. No início do ano, nos desfiles de Outono/Inverno 2022 e 2023, uma das peças que tomaram conta da passarela da Balmain foram as jaquetas inspiradas no motocross. O look foi completo com macacões e vestidos na mesma pegada. A Dior, que geralmente tem produções mais românticas, optou pelo ciclismo nas inspirações, trazendo luvas esportivas e emborrachadas. E não podemos deixar de citar a Ferrari, que lançou, durante o ano passado, sua própria marca de moda de luxo e vem mostrando coleção que não negam a origem do Grupo Ferrari.


Coleção Rhude para PFW (Foto: rReproduão/Instagram)


As inspirações em peças que compõem os uniformes dos pilotos de corrida sempre estiveram na moda. As jaquetas biker de couro se tornaram símbolo de uma geração e hoje é considerada peça-relíquia nos brechós devido a alta procura. Em 1928 foram criadas as jaquetas perfecto, peça utilizada pelos motoqueiros e eternizada por Marlon Brando em 1953. O item vai e vem nas tendências do universo da moda e com certeza não irá desaparecer tão fácil.

Como é de se imaginar, juntamente com essa temporada de inspirações do automobilismo, o couro também ganhou mais espaço e apareceu predominantemente nas passarelas das maiores maisons. Mas porque essa inspiração surgiu agora?


Coleção Rhude para PFW (Foto: Reproduçã/Instagram)


Uma das razões mais atraentes do automobilismo é a sensação de adrenalina de correr em alta velocidade. Nos filmes, sempre foram retratados cabelos aos ventos dando a alusão a liberdade que os clubes de motociclismo proporcionavam. Clipes de músicas ou filmes como Easy Rider, do diretor Dennis Hopper, eram o ideal de jovialidade do século XIX. Agora, a tendência de sportwear voltou quase para substituir o streetwear, que vem sendo uma forte tendência dos últimos anos. Mas não é apenas os esportes do automobilismo que ganharam espaço, outros como Hipismo, Tênis e Golfe, estão sendo referenciados nessa possível nova tendência.

 

Foto Destaque: Modelo da Chanel Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo