Saúde

Automedicação: entenda os riscos que a prática pode causar à saúde

Medicamentos são produtos químicos; portanto, eles podem ter não somente efeitos benéficos no corpo humano, mas também ser perigosos à saúde e levar à morte caso sejam ingeridos de maneira equivocada.

21 Jul 2022 - 15h08 | Atualizado em 21 Jul 2022 - 15h08
Automedicação: entenda os riscos que a prática pode causar à saúde Lorena Bueri

A automedicação é a prática de um indivíduo usando medicamentos ou substâncias disponíveis para tratar sintomas ou condições autodiagnosticados. Em geral, a prática da automedicação se aplica a qualquer doença ou condição que uma pessoa possa tratar sem a ajuda de um profissional de saúde. Isso inclui lesões menores ou doenças como o resfriado comum.

No inverno, as doenças respiratórias são comuns e muitas vezes as pessoas procuram uma solução em comprimidos que encontram em casa ou que os seus familiares dizem para tomar, sendo um risco para a saúde e até mesmo para a vida, e essa prática se estende para algumas condições mais sérias.

Infelizmente, muitas pessoas que vivem com problemas de saúde mais graves, particularmente condições mentais, recorrem à automedicação como alternativa para buscar cuidados adequados. Em vez de consultar um médico para receber um diagnóstico adequado e tratamento médico, muitas pessoas usam suplementos e outras substâncias, às vezes drogas e álcool, para tentar lidar com os sintomas que estão experimentando, o que pode gerar problemas maiores como transtornos de uso de substâncias ou dependência.


Foto destaque: Automedicação tem riscos de agravar doenças. (Reprodução/MCL)


Os riscos da automedicação incluem: autodiagnóstico incorreto; atrasos na procura de aconselhamento médico adequado e tratamento adequado; potenciais reações adversas; agravamento da condição que o indivíduo está a tentar tratar por si próprio; mascaramento de doenças graves; risco de dependência e abuso.

Para aqueles afetados por condições de saúde mental, pode ser difícil reconhecer as consequências da automedicação. É muito importante que os entes queridos e profissionais de saúde estejam cientes dos sinais de doença mental e automedicação, a fim de fornecer orientação adequada para o tratamento adequado.

O primeiro passo para obter ajuda pode ser difícil, pois envolve reconhecer que há um problema que requer a ajuda de profissionais médicos. Pode ser útil entrar em contato com a família ou amigos para obter apoio e orientação para tratamento médico e aconselhamento adequado. Um profissional de saúde treinado pode diagnosticar problemas de saúde mental existentes e ajudá-lo a gerenciar os efeitos da automedicação com substâncias viciantes.

Foto destaque: Automedicação pode trazer problemas à saúde. Reprodução/HWI

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo