Notícias

Áustria tornará a vacinação contra a Covid-19 obrigatória a partir de fevereiro

A medida entrará em vigor no próximo mês para cidadãos maiores de 18 anos. Segundo chefe do governo. Áustria é o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória.

16 Jan 2022 - 22h00 | Atualizado em 16 Jan 2022 - 22h00
Áustria tornará a vacinação contra a Covid-19 obrigatória a partir de fevereiro Lorena Bueri

Em fevereiro, a Áustria se tornará o primeiro país a adotar medidas que obrigam os cidadãos a se vacinarem contra a Covid-19. Segundo o chanceler austríaco, Karl Nehammer, os que recusarem a se imunizar estarão sujeitos a multas elevadas.

Nehammer, em uma entrevista coletiva, afirmou que o projeto “sensível”, mas constitucional. A medida  entrará em vigor no começo do próximo mês para maiores de 18 anos.

O governo prevê uma “fase de adaptação” para que os que ainda não se vacinaram tenham a possibilidade de mudar de ideia até “meados de março”, e que, após essa fase, haverá fiscalização da aplicação da futura lei, explicou o chefe do governo. 

Karl afirmou que os cidadãos que não estiverem com o esquema vacinal em dia, poderão receber multas que variam de 600 a 3.600 euros (R$ 3.790 a R$ 22.750), nos casos de reincidência. 


Protesto em Viena, capital da Austria, contra lockdown e vacina. (Foto: Reprodução/Lisa Leutner/AP)


O tema divide a sociedade austríaca, provocando protestos da população e acalorados debates no Parlamento em torno do projeto. No sábado (15), cerca de 27 mil pessoas foram as ruas de todo o país para protestar contra a medida, acusando o governo de violar as liberdades individuais.

O governo argumenta que a medida é necessária para combater a lotação dos hospitais e para o país atingir 90% de imunização da população contra o coronavírus. Exceções estão previstas para mulheres grávidas, se assim quiserem, e para pessoas que não podem se vacinar por razões médicas, mediante laudo.

Obrigatoriedade é rara entre os países, mas avança de maneira disfarçada. Lentamente, a obrigatoriedade da vacinação se espalha nos países europeus, de maneira mais ou menos velada. Algumas categorias profissionais, como as da área da saúde já estavam amplamente sujeitas à comprovação de imunização.

Na Alemanha, um projeto semelhante ao da Áustria é defendido pelo novo chanceler Olaf Scholz, que deve apresentar o texto ao Parlamento até o fim do mês.

No resto do mundo, o Equador, a Indonésia, a Micronésia, o Tajiquistão e o Turcomenistão já adotaram a obrigatoriedade vacinal.

 

Foto destaque: Viena, capital da Austria. Reprodução/Escolha Viajar

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo