Saúde

Aumento no número de casos de sarampo acelera necessidade de vacinação

O sarampo continua a ser uma das principais causas de morte especialmente em crianças pequenas, apesar de existir uma vacina segura e eficaz para prevenir a doença.

25 Abr 2022 - 17h14 | Atualizado em 25 Abr 2022 - 17h14
Aumento no número de casos de sarampo acelera necessidade de vacinação Lorena Bueri

Os casos de sarampo estão atingindo taxas elevadas em todo o planeta. Segundo as últimas estimativas, os números mais do que duplicaram em 2022 em relação a 2021. Os casos graves são particularmente frequentes em crianças de pouca idade e desnutridas, sobretudo quando o seu sistema imunitário está enfraquecido. Em populações com altos níveis de desnutrição e falta de cuidados de saúde adequados, o sarampo pode matar até 10% dos casos.

O sarampo é extremamente contagioso. Cerca de 9 em cada 10 pessoas que não estão protegidas ficarão infectadas após a exposição ao vírus da doença. Os surtos de sarampo são declarados quando o número de casos relatados em uma área é maior do que o número esperado de casos.

No Brasil, a cobertura de segunda dose de vacina contra sarampo no Brasil é de apenas 50% e, por isso, uma campanha de imunização contra a doença em crianças de seis meses a menores de cinco anos começa na próxima segunda-feira (2). A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público infantil e idosos acima dos 60 anos. O imunizante protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse obstáculo. Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição nos serviços de saúde, a situação vacinal contra o sarampo será atualizada.


Profissional da saúde higieniza local de vacinação. (Foto: Reprodução/Sia Kambou/AFP/Getty Images)


A doença e os seus sintomas

O sarampo é uma infecção viral do nariz, garganta e pulmões que se espalha quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra. Os sintomas geralmente aparecem 10 a 12 dias após a exposição ao vírus. Em alguns casos, os sintomas podem começar tão cedo quanto sete dias ou tão tarde quanto 21 dias.

Os primeiros sintomas incluem: febre, tosse, nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes. Três a cinco dias após os sintomas iniciais, uma erupção de manchas vermelhas aparece no rosto que, em seguida, se espalha por todo o corpo.

Qualquer pessoa pode ser infectada com sarampo, mas o vírus é mais grave em lactentes, mulheres grávidas e pessoas cujo sistema imunológico é fraco. As complicações do sarampo incluem: diarreia, infecções de ouvido, pneumonia (infecção dos pulmões), encefalite (inchaço do cérebro), nascimento prematuro ou baixo peso ao nascer na gravidez e até mesmo a morte.

Foto destaque: Criança é vacinada contra sarampo. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo