Notícias

Atos terroristas deixa cenário da Praça dos Três Poderes destruído

Após a invasão de bolsonaristas criminosos na Praça dos Três Poderes no domingo (8), os prédios estão em cenário de destruição, além de obras de arte roubadas.

09 Jan 2023 - 20h07 | Atualizado em 09 Jan 2023 - 20h07
Atos terroristas deixa cenário da Praça dos Três Poderes destruído Lorena Bueri

Neste domingo (8), os palácios do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos por golpistas e vandalizado o espaço público, até objetos históricos e obras de artes de artistas brasileiros foram roubadas. No dia de hoje, na segunda-feira (9), a cidade de Brasília, capital do país, amanheceu, com rastro dos atos criminosos dos bolsonaristas.

Os prédios da sede dos Três Poderes foram depredados pelos apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) e por isso, o acesso esteve restrito nesta segunda-feira (9). Os monumentos foram isolados para a realização de perícia para tentar identificar o prejuízo e coletar evidências sobre ação criminosa. O ministro Paulo Pimenta, ainda comentou que é possível identificar a presença de material orgânico, como fezes e urina, em áreas do Planalto, o que irá ajudar nas investigações para identificar os invasores.

De acordo com a assessoria da atual Presidência, o Palácio do Planalto já teve a perícia concluída, mas a imprensa só pode acessar a área externa do prédio, devido há presença de cacos de vidro e sangue espalhados. No eixo monumental, a Polícia Militar do Distrito Federal permitiu a entrada aos locais somente por servidores.

Segundo o ministro da Secom, Paulo Pimenta (PT), os criminosos não conseguiram entrar no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, pois o gabinete tem vidros blindados e um sistema de segurança próprio. Já o gabinete da ministra e presidente do STF, Rosa Weber, foi completamente destruído.


Plenário do STF sendo invadido por criminosos. (Foto:Reprodução/Ton Molina/Fotoarena via Estadão Conteúdo)



Viatura policial foi empurrada por vandâlos para dentro do espelho d'água do Congresso Nacional. (Foto:Reprodução/Eraldo Peres/AP)


Havia lixo acumulado e pichações ao redor dos espaços, na cúpula do Senado eles escreveram “SOS FFAA”, que seria as Forças Armadas. No espelho d’água em frente ao Congresso, um carro da Polícia Legislativa estava mergulhado.


Criminoso é gravado deixando material orgânico em obejtos do Planalto. (Foto:Reprodução/Twitter)



Salão Nobre do Palácio destruído por bolsonaristas. (Foto:Reprodução/Twitter)


Durante o vandalismo deste domingo (8), um exemplar da Constituição foi roubado por bolsonaristas radicais. A réplica estava no STF e segundo imagens divulgadas nas redes sociais, os criminosos pegaram e invadiram o Supremo com o livro nas mãos. Existe 4 exemplares da Constituição, um deles foi roubado pelos criminosos, outro estava no Museu Nacional, que pegou fogo em 2018.

A edição original da Carta Magna está intacta e não foi vandalizada. Ela é mantida no museu do STF, que fica no subsolo da Corte, onde os vândalos não chegaram a ir.

Os bolsonaristas destruíram obras de arte e objetos históricos que estavam expostos nos Palácios. “As Mulatas”, quadro do pinto Di Cavalcanti, recebeu facadas, a obra está avaliada em quase R$8 milhões. Uma escultura de bronze do acervo da Câmara de Deputados chamada “A Bailarina” de 1920, feita por Victor Brecheret foi roubada.



No domingo (8), o atual presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção federal até dia 31 de janeiro contra os apoiadores do ex-presidente, depois da invasão nos prédios. Lula foi até Brasília ainda na noite do domingo e seguiu para o Palácio do Planalto.

Foto Destaque: Salão térreo do Palácio do Planalto vandalizado pelos criminosos. Reprodução/Adriano Machado/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo