Esportes

Atletas transgeneros são proibidos de participar de competições femininas de atletismo

Segundo federação internacional de atletismo, a medida é uma forma de “proteger a categoria feminina” e presidente fala sobre a dificuldade de se tomar tal decisão

23 Mar 2023 - 21h50 | Atualizado em 23 Mar 2023 - 21h50
Atletas transgeneros são proibidos de participar de competições femininas de atletismo Lorena Bueri

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (23), o presidente do World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), Sebastian Coe, disse que atletas transgeneros não poderão participar de competições de atletismo na categoria feminina. De acordo com o dirigente da modalidade, essa medida visa proteger as mulheres que competem nas pistas e segue o exemplo da federação de natação. A decisão de permanência de atletas da Rússia e Bielorussia, seguem indefinidos até o momento.

"Atletas, dirigentes e pessoal de apoio da Rússia e de Belarus ainda estão excluídos das competições no futuro próximo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia" - Começou Sebastian.

Ainda na declaração, Coe comentou sobre a dificuldade de tomar esse tipo de decisão.

“Decisões que envolvam necessidades e direitos conflitantes entre grupos distintos são sempre difíceis. Continuaremos com a visão de que devemos manter a justiça para as atletas femininas acima de todas as outras considerações. Vamos nos guiar pela ciência no tocante à performance física e à vantagem masculina que, inevitavelmente, se desenvolverá nos próximos anos. Conforme mais evidências forem aparecendo, vamos revisar nossa posição, mas acreditamos que a integridade da categoria feminina no atletismo é fundamental”. - Continuou.


Caster Semeynar foi proibida em 2019 de participar de competições femininas (Foto: Reprodução/CasterSemenya880m Instagram)


O presidente também comentou sobre a possibilidade de reversão da decisão no futuro.

"Essa medida foi guiada pelo princípio de proteger a categoria feminina", afirmou, admitindo que a federação  pode vir a repensar a decisão em um futuro. "Não vamos dizer que a decisão é para sempre". - Completa.

A proibição de atletas trans em competições internacionais passa a valer a partir do dia 31 de março. A federação de natação já havia adotado tal medida em meados de 2022. 

A proibição desses atletas já havia afetado a carreira da competidora sul-africana, Caster Semenya, que foi bicampeã olímpica na prova dos 800 metros, sendo impedida de disputar competições desde o ano de 2019. 

 

Foto destaque: Sebastian Coe durante pronunciamento. Reprodução/SebastianCoe Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo