Os benefícios da atividade física para a nossa saúde são inúmeros, ela traz melhorias para diversos aspectos do nosso bem estar, seja ele físico ou mental, mas além dos benefícios já conhecidos novos estudos continuam indicando novos resultados positivos obtidos com a prática de atividades físicas.
De acordo com um novo estudo realizado por um time de pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, com dados de mais de trinta e sete mil pessoas do Reino Unido com idades entre 37 e 73 anos, eles não possuiam diagnósticos anteriores de nenhum transtorno mental.
A pesquisa foi realizada durante sete anos, onde os voluntários foram observados através de um medidor de pulso como forma de identificar a frequência da prática de atividades físicas por semana e o esforço que variava entre leve, moderado e vigoroso.
Além de ajudar a fortalecer a saúde física, a prática regular de atividade física também ajuda a fortalecer a saúde mental (Foto: Reprodução/ Labvital)
Os resultados do estudo indicaram que uma pessoa sedentária que realiza semanalmente uma atividade física de intensidade moderada, como danças, ciclismo, corridas, por períodos de 150 a 300 minutos têm uma redução de 41% no risco de desenvolver depressão e ansiedade, no entanto, se o mesmo indivíduo substituir os exercícios moderados por vigorosos, como natação e corridas intensas, durante apenas 75 minutos por semana, a redução salta para 56%.
A pesquisa abre precedentes para novas descobertas dos impactos da prática de atividades físicas na saúde mental e na redução das chances de desenvolver ansiedade e depressão.
Os resultados do estudo apenas reforçam a fala de especialistas que afirmam a necessidade da prática regular de exercícios físicos para obter benefícios tanto na saúde física como na mental.
Foto Destaque: Praticar atividade física regularmente ajuda a prevenir ansiedade e depressão, revela estudo (Foto: Reprodução/Canção Nova)