Turismo

Atividade Turística induz o crescimento da economia brasileira

As atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022, constatou o IBGE.

04 Mar 2023 - 14h54 | Atualizado em 04 Mar 2023 - 14h54
Atividade Turística induz o crescimento da economia brasileira Lorena Bueri

O turismo enquanto atividade econômica incluí o setor terciário, e vinha demonstrando um aumento global até o ano de 2019. Com a pandemia da covid-19, que chegou a partir de 2020, o setor foi um dos mais impactados.

De acordo com a revista Dados & Informações do Turismo - 2ª Edição/2021, lançada pelo Ministério de Turismo, houve redução de 59% no faturamento do turismo brasileiro e de 58% na economia criativa. A revista também relata o impacto da pandemia no mercado de trabalho e apresenta a redução de 15% no número de trabalhadores dos setores criativos. 

Com a retomada das atividades pós-pandemia, o setor de turismo vem crescendo e garante boas novidades por aí.

Em conformidade com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. Segundo o próprio órgão, os segmentos que integram os serviços de bares e restaurantes, meios de hospedagens e de aluguéis de carros, se sobressaíram no período.

A ministra do Turismo afirma que os dados só asseguram o grande potencial que o setor de Turismo tem em ampliar a economia do Brasil.


Praia. (Foto: Reprodução/Pixabay)


De acordo com os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta quinta-feira (2), os setores de transporte, armazenagem e correio cresceram 8,4% no ano. Além destes, outras atividades de serviços onde estão incluídos os bares e restaurantes, por exemplo, apresentaram alta de 11,1%. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada também pelo IBGE, aponta um crescimento de cerca de 24% das atividades turísticas no ano de 2022.

Esse impacto ainda está aquém do potencial do Turismo no país, por isso, atuaremos, junto com o presidente Lula, para incentivar a qualificação e empreendedorismo no turismo, estruturar nossos destinos e, assim gerar cada vez mais emprego e renda. Temos muito o que crescer e estamos compromissados nesse propósito!", disse Daniela Carneiro, Ministra do Turismo.

 

Foto Destaque: Praia, Brasil. Reprodução/Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo