Saúde

Ataques cardíacos em mulheres possuem fatores de riscos diferentes do que em homens?

Médico fala como prevenir ataques cardíacos.

16 Nov 2022 - 13h55 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 13h55
Ataques cardíacos em mulheres possuem fatores de riscos diferentes do que em homens? Lorena Bueri

Estima-se que 80% de todos os ataques cardíacos e derrames sejam evitáveis. Você está fazendo tudo o que pode para evitar esses eventos com risco de vida?

Mulheres com 55 anos ou menos têm diferentes fatores de risco principais para ataque cardíaco -- incluindo pressão alta, diabetes, depressão e baixa renda familiar -- do que os homens da mesma faixa etária, sugere um novo estudo.

O estudo, publicado online em 3 de maio de 2022, pela JAMA Network Open, analisou dados de 2.264 pacientes com ataque cardíaco com 55 anos ou menos, comparando-os com um número igual de adultos pareados por idade, sexo e raça que não sofreram um ataque cardíaco.

Os pesquisadores descobriram que sete fatores de risco coletivamente representavam a maior parte do risco de ataque cardíaco em mulheres e homens estudados. Esses fatores foram diabetes, depressão, pressão alta, tabagismo atual, histórico familiar de ataque cardíaco, baixa renda familiar e colesterol alto.

Mas nos homens, os principais fatores de risco de ataque cardíaco foram tabagismo atual e histórico familiar; para as mulheres, esses dois fatores de risco foram classificados abaixo do diabetes. Depressão, pressão alta e baixa renda familiar também apareceram mais fortemente associados a ataques cardíacos nessas mulheres do que histórico familiar.

Os pesquisadores disseram que suas descobertas sugerem a necessidade de estratégias específicas de sexo para prevenir ataques cardíacos em mulheres e homens mais jovens.

Come se prevenir e se proteger dos riscos do ataque cardíaco? O médico do esporte, com atualização em medicina integrativa, Dr. Victor Lamônica comenta:


(Foto/Reprodução)


Diminua seu colesterol
Praticar exercícios físicos regularmente, comer alimentos mais saudáveis, alimentos ricos em fibras e probióticos e aumentar a ingestão de água são uma das formas de evitar o colesterol alto.

"Quando muito elevado, o LDL contribui para doenças cardiovasculares, que podem causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Em alguns casos, é necessário tomar estatinas (medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol), o que pode diminuir os níveis de LDL na maioria das pessoas em cerca de 30%, diminuindo substancialmente esse risco." explica o médico.
 

Exercícios e atividades físicas podem te proporcionar uma vida mais longa
Dentre os benefícios da atividade física está a prevenção de uma série de doenças. Realizar exercícios, especialmente os aeróbicos, faz com que os processos do corpo funcionem de forma melhor, além de também auxiliar no aspecto psicológico.
 

“O corpo humano necessita de movimento, tornando-se fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir doenças.” comenta o médico Dr. Victor Lamônica.


Principais benefícios da atividade física:

• Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral);
• Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares;
• Reduz as chances e controla o diabetes;
• Evita a perda óssea (osteoporose);
• Ajuda a controlar o peso;
• Melhora da insônia;
• Ajuda na circulação sanguínea;
• Promove o bem-estar físico e mental.

Uma boa noite de sono pode salvar sua saúde
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

“Dormir bem traz inúmeros benefícios para a saúde e ajuda o organismo a combater infecções e a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o sistema imune ficar mais forte, principalmente em situações de estresse. Além de reduzir o estresse, controla o apetite, melhora o humor, a memória e o raciocínio, facilita a oxigenação das células, melhora a atividade intelectual, entre outras.” finaliza o Dr. Victor Lamônica.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo