Notícias

Ataques à unidades de saúde deixam 73 mortos na Ucrânia desde o início da guerra

Por conta dos incansáveis ataques russos à Ucrânia, a ONU divulgou que diversas unidades de saúde, como postos e hospitais, foram afetadas e que muitos civis morreram ou ficaram feridos.

18 Abr 2022 - 19h18 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 19h18
Ataques à unidades de saúde deixam 73 mortos na Ucrânia desde o início da guerra Lorena Bueri

Cerca de 73 pessoas vieram a óbito e 52 tiveram ferimentos graves em aproximadamente 136 ataques às unidades de saúde na Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro deste ano, quando a Rússia invadiu o território ucraniano. A informação foi divulgada por Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, nesta segunda-feira do dia 18 de abril.

De acordo com o porta-voz, os dados são referentes aos números mais recentes fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que divulgou que os ataques a essas instalações de saúde representam mais de 68% de todas as ofensivas a esses locais, registrados em países do mundo inteiro, desde o início do presente ano de 2022.


Hospital infantil e maternidade que sofreram com ataques russos apresentam diversas marcas de explosão na entrada. (Foto: Reprodução/Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia/MFA  - Twitter)


Uma em cada quatro pessoas na Ucrânia, que equivale a 12 milhões de civis ucranianos, tiveram que se deslocar por conta dos ataques. Desse total, o país já registra 4,9 milhões de refugiados para os países vizinhos como a Hungria, Romênia, Polônia e a Eslováquia e 7,1 milhões de pessoas que tiveram de se deslocar internamente no país para regiões mais seguras, já que suas residências foram parcialmente ou totalmente destruídas, informou Dujarric.

Ainda segundo o porta-voz, a ONU conta com mais de 1.300 funcionários em todo o território ucraniano, que estão trabalhando em oito centros operacionais por todo Estado. O secretário-geral, Antonio Guterres, afirmou estar “profundamente preocupado” com os ataques recorrentes na Ucrânia, que estão resultando em cada vez mais vítimas, civis ou militares, além de muitos danos à infraestrutura, como em casas, supermercados, pontes, avenidas e hospitais.

Foto destaque: Ofensiva russa que causou danos à hospital na Ucrânia no início deste ano. Reprodução/Reuters/Mikhail Palinchak

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo