Notícias

Ataque russo faz Ucrânia restringir o uso da eletricidade

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a população reduza o consumo de energia para evitar apagões. Cerca de 40% da infraestrutura do país estão danificadas.

20 Out 2022 - 11h10 | Atualizado em 20 Out 2022 - 11h10
Ataque russo faz Ucrânia restringir o uso da eletricidade Lorena Bueri

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (20), que 30% das estações de fornecimento de energia elétrica de toda a Ucrânia foram destruídas por ataques russos. 

A operadora de energia de Kiev, DTEK, informou na terça-feira (18), que os ataques danificaram as suas estruturas e matou um empregado. Numa declaração, a empresa pediu aos países ocidentais que enviassem equipamento elétrico para retomar instalações locais.

“O inimigo, que não pode competir com as Forças Armadas da Ucrânia no campo de batalha, atacou novamente a infraestrutura energética civil. Portanto, amanhã aplicaremos restrições controladas e cuidadosamente calculadas aos consumidores, que devemos implementar para que o sistema funcione de maneira equilibrada”. 


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Sergei Supinsky/AFP Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Sergei Supinsky/AFP


Numa mensagem, o Presidente ucraniano apelou aos ucranianos para poupar electricidade e salientou que a redução do consumo durante o dia é a chave para evitar cortes de energia. Zelensky disse que a população precisa estar preparada para todos os cenários relacionados com o inverno.

"Desde 10 de outubro, 30% das centrais elétricas foram destruídas, o que provocou grandes cortes no país", afirmou Zelensky. "Eles continuam a fazer o que fazem de melhor - aterrorizar e matar civis".

A Rússia intensificou os seus ataques sinfra-estruturas civis da Ucrânia nos últimos dias. Os bombardeamentos têm visado principalmente o país radio-eléctrico. Foram registrados cortes de energia em várias partes da Ucrânia.

A escalada de ataques através da Ucrânia, incluindo reinício sataquesa e Kiev, faz parte de uma contra-ofensiva de Moscoou. O Presidente russo Vladimir Putin responsabilizou a Ucrânia pela explosão da única ponte que liga a Crimeia à Rússia.

A Ponte de Kerch tem 19 km de comprimento; foi construída em 2018, quatro anos após a anexação da Crimeia pelo regime de Putin. É considerado um símbolo de agarramento territorial. A estrutura proporciona um importante acesso à região de Kherson.           

Desde então, o bombardeamento do território ucraniano tem aumentado ostensivamente.   

Foto Destaque: Explosão na capital ucraniana Kiev Reprodução: Gabinete do Presidente da Ucrânia via EBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo