Notícias

Ataque hacker tentou roubar dados sigilosos da Prefeitura do Rio de Janeiro

O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que informou também sobre a retirada do site oficial e serviços do Carioca Digital do ar preventivamente, na madrugada de segunda (15), para proteção das informações.

18 Ago 2022 - 09h00 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 09h00
Ataque hacker tentou roubar dados sigilosos da Prefeitura do Rio de Janeiro Lorena Bueri

Na noite da última quarta-feira (17), o prefeito Eduardo Paes informou que a Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu uma tentativa de roubo de dados sigilosos durante ataque hacker que tirou os sistemas da prefeitura do ar. O ataque aconteceu na madrugada da última segunda-feira (15).

Segundo Eduardo Paes, por meio de suas redes sociais, logo que a equipe de governo percebeu a ameaça, as equipes técnicas da prefeitura tiveram que tirar todos os serviços do ar preventivamente para garantir a proteção da população e proteger os serviços da prefeitura.


O anúncio do ataque hacker foi feito pelo prefeito Eduardo Paes por meio de suas redes sociais. (Foto: Reprodução/Wikipédia)O anúncio do ataque hacker foi feito pelo prefeito Eduardo Paes por meio de suas redes sociais. (Foto: Reprodução/Wikipédia)


O prefeito declarou ainda que as equipes já estão trabalhando para restabelecer os serviços.

“A ordem que a gente tem de quem entende do assunto é que os serviços só sejam plenamente restabelecidos quando a gente tiver muita certeza de que não tem nenhuma informação particular de nenhum carioca em risco.”

Confira o comunicado na íntegra

O gestor municipal disse ainda, que os dias de instabilidade dos serviços oficiais não serão contados como dias úteis para fins de vencimentos de impostos e outras contas que dependem desses sistemas, acrescentando que em casos de dúvidas, os meios de comunicação oficiais da gestão Paes devem ser imediatamente consultados.

“Em caso de mais dúvidas e informações, eu estou pedindo para todo mundo acessar as contas oficiais da Prefeitura do Rio nas redes sociais. Por lá, a gente está tentando manter vocês informados em tempo real sobre tudo que está acontecendo.”

Site oficial e serviços do Carioca Digital saem do ar após ataque hacker

Na madrugada da última segunda-feira (15), a prefeitura do Rio de Janeiro detectou um ataque hacker aos sistemas do município. O site oficial e os serviços do Carioca Digital foram imediatamente suspensos de forma preventiva.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a equipe do Iplan (empresa municipal de informática) trabalha para recuperar o datacenter municipal, e que, contudo, ainda não há previsão para o restabelecimento do sistema.

Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg – programa de regulação de atendimento em unidades de saúde pública – não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação após o ataque.

Ainda de acordo com a nota, não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi Rio operam normalmente.

Por fim, a prefeitura pede a compreensão da população e ressalta que os servidores do Iplan trabalham para que o sistema volta a sua normalidade o mais breve possível.

 

 

Foto destaque: Ataque hacker tentou roubar dados sigilosos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Reprodução/Olhar Digital

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo