Tech

Asteroide pode atingir a terra em 2046, diz NASA

Estima-se que possa atingir no dia de Valentine's Day. A descoberta do asteroide o levou a entrar na lista de risco da Nasa, mesmo que ele representa perigo de grau 1 na escala de Torino.

10 Mar 2023 - 11h25 | Atualizado em 10 Mar 2023 - 11h25
Asteroide pode atingir a terra em 2046, diz NASA Lorena Bueri

As chances são pequenas, mas ainda existem. A previsão do Escritório de Defesa Planetária da Nasa, que tem observado o asteroide, diz que a colisão pode ocorrer em 14 de fevereiro de 2046, justamente no dia em que se comemora Valentine's Day, nos Estados Unidos.  

O asteroide apelidado de “2023 DW” apresenta cerca de 50 metros de diâmetro. As chances dele atingir a terra é de uma em 625, segundo a Agência Espacial Europeia. A descoberta do asteroide o levou a entrar na lista de risco da Nasa, mesmo que ele representa perigo de grau 1 na escala de Torino, que vai até 10. Torino é a escala que mapeia os objetos próximos da terra, quanto maior o grau na escala de 1 a 10, maiores são as chances de colisão com a terra.

Mesmo que a probabilidade de colisão seja baixa, o Escritório Planetário da Nasa informou que é necessário realizar estudos, que podem levar semanas, para descartar incertezas e prever com clareza as órbitas do asteroide no futuro. Além disso, pelas baixas chances de colisão não há motivos para pânico.


Rota traçada pelo "2023 BU". Reprodução/BBC.


No início do ano,  exatamente em 26 de janeiro, um asteroide passou perto  do extremo sul da terra. O asteroide conhecido como “2023 BU”, apresentava entre 3,5 a 8,5 metros de diâmetro, comparado ao ‘2023 DW”, se BU atingisse a terra os danos seriam pequenos. O asteroide passou pela órbita dos satélites, a uma distância de 36 mil km, e não provocou efeitos na terra. 


Fragmento do meteoro de Chelyabinsk, que foi retirado do lago e exposto Museu Estadual de História do Sul dos Urais, em Chelyabinsk, Rússia. Foto: Andrey Tkachenko/Reuters.


Os asteroides acima não apresentaram, e não representam risco para a Terra. Diferente do Meteoro que atingiu a Rússia em 2013, que deixou cerca de 1500 pessoas feridas, janelas de vidros estilhaçadas e paredes derrubadas. O meteoro ficou conhecido como Chelyabinsk, por ter causado mais danos nessa cidade. 

O asteroide tinha cerca de 20 metros de largura, entrou na atmosfera e criou uma grande bola de fogo. Os ferimentos e as rachaduras nos prédios não foram provocados pelo impacto da rocha espacial sobre a terra, mas sim sobre as ondas de choques, relacionadas a liberação de energia provocada pelo contato da rocha com a atmosfera da terra. 

 

Foto destaque: Imagem do asteroide ‘2023 DW”. Reprodução/CNN.

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo