Notícias

Asteroide passou perto da Terra nesta terça

Segundo a Nasa, o asteroide, com cerca de 1km fez sua passagem a quase dois milhões de quilômetros de distância da Terra, que é a maior proximidade prevista em dois séculos.

3 min de leitura
19 Jan 2022 - 15h45 | Atualizado em 19 Jan 2022 - 15h45

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou que um asteroide, com aproximadamente um quilômetro de diâmetro passou perto da Terra no começo da noite de ontem (18).

Cerca de 18h50 (horário de Brasília), o objeto chegou em sua distância mais próxima do planeta, a quase dois milhões de quilômetros, que é a maior proximidade prevista para os próximos dois séculos.

Essa distância equivale a cerca de 5 vezes a distância média entre o planeta Terra e a Lua, que é de 384.400 km.  E apesar de dois milhões de quilômetros parecer um número alto, 48 milhões de quilômetros já é considerado o suficiente para o objeto ser considerado como “algo que se aproximou da Terra”

Embora seja grande e mesmo considerando a proximidade, a Nasa já havia afirmado, antes mesmo da passagem, que não havia nenhum risco do asteroide colidir com o planeta.


Posição do asteroide em relação aos “planetas interiores” do sistema solar, calculada em 1º de janeiro de 2022 (Foto: Tomruen / Wikimedia Commons)


Descoberto em 1994 por um observatório na Austrália, o asteroide recebeu o nome de 7482 (1994 PC1) e é um objeto rochoso do grupo Apollo. Segundo a Nasa, ele passou em uma velocidade de 76.192 km/h.

A Nasa também informou que ele não pôde ser visto a olho nu. Pelo portal “Eyes on Asteroids”, na Nasa ou com o uso de telescópios foi possível monitorar a trajetória do asteroide.

Outros asteroides tiveram sua passagem próxima ao planeta nos últimos anos. Em setembro de 2017, o asteroide 3122 Florence (1981 ET3) também sobrevoou a Terra. Ele tinha entre 4 e 84 quilômetros de largura e deverá fazer outra passagem pelo planeta no ano de 2057.

Apesar de parecer assustador, a Nasa e demais agências espaciais do mundo, monitoram os céus a todo momento, a procura de objetos potencialmente perigosos. Por enquanto, segundo a Nasa, não há nada para se preocupar.

Foto Destaque: Asteróide passando pela Terra, foto ilustrativa - Créditos: Reprodução/Shutterstock

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo