Tech

Asteroide passa extremamente perto da Terra, porém não representa perigo

O fenômeno é um dos únicos asteroides a passar mais perto do nosso planeta e foi muito elogiado por internautas na transmissão feita pelo astrofísico Gianluca Masi no YouTube

27 Jan 2023 - 12h55 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 12h55
Asteroide passa extremamente perto da Terra, porém não representa perigo Lorena Bueri

Um asteroide compatível ao tamanho de uma girafa passou muito perto do nosso planeta ontem (27), e a Nasa afirma que ele não representa riscos aos habitantes da Terra. A passagem dele foi vista por internautas através de lives na Web. O asteroide se chama 2023 BU e possui de 3,8 a 8,5 metros de largura.

O momento em que ele passou do nosso lado, foi transmitido em tempo real pelo Virtual Telescope Project que é formado por dois telescópios robóticos de 14 e 17 polegadas sediado na Itália. E o astrofísico Gianluca Masi exibiu a passagem ao vivo através de seu canal no YouTube, ontem á noite.

Ele foi capturado quando estava á uma distância muito pequena do planeta Terra. Quando capturaram a imagem através do telescópio, o asteróide estava cerca de 37.000 km da Terra, assim ele estava mais perto do que os satélites geoestacionários. O asteróide se tornou o quarto mais perto da Terra de todos tempos depois de fazer um voo de cerca de 3.600 km acima da superfície do nosso planeta. A distância menor foi de 10.000 km entre o fenômeno e nós, ela foi atingida hoje ás meia noite e meia, segundo a Nasa.

O asteróide é do tipo Apollo, estes tipos de asteroides costumam ter órbita maior que a da Terra em volta do sol, orbita o sol a cada 245 dias e tem seu caminho cruzado com a direção do caminho do nosso planeta. Sendo considerado de tamanho pequeno com baixa magnitude, ele não pôde ser visto por olho humano nu e si com a ajuda de telescópios de tamanho elevado.


Transmissão no Youtube do asteróide passando perto da Terra. (Vídeo: Reprodução/The Virtual Telescope Project)


Entre os comentários sobre a transmissão do asteróide na live, feitos por usuários no Youtube, estão, agradecimentos ao astrofísico Gianluca por proporcionar acesso ao fenômeno e também elogios ao próprio asteróide, como “Fantástico”, “Obrigada por nos mostrar”, “Que descoberta”, “Isto é inacreditável”, etc... E também havia comentários apreciando a paciência do astrofísico, se referindo a espera para capturar o fenômeno do modo certo para mostrar ao público.

O responsável pela descoberta do fenômeno foi o astrônomo Gennady Borisov, que o descobriu através do Observatório Astrofísico da Crimeia no sábado (21).

Foto destaque: Ilustração do asteróide próximo ao planeta Terra. Reprodução/Olhar Digital.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo