Notícias

Assassinatos diminuem no primeiro trimestre de 2022

Monitoramento gráfico feito pelo G1, levantou a diferença entre casos de assassinatos do trimestre de 2021 comparado ao trimestre de 2022, onde houve redução de aproximadamente 7%

18 Mai 2022 - 23h35 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 23h35
Assassinatos diminuem no primeiro trimestre de 2022  Lorena Bueri

Em monitoramento realizado pelo G1 apontou que o número de assassinatos no Brasil diminuiu nos 3 primeiros meses, onde tiveram 10,2 mil mortes violentas no ano de 2022 e no mesmo levantamento em 2021 tiveram 10,8 mil mortes, diminuindo pouco, mas dando pequenos passos para melhorias. Ferramenta foi criada para analisar mês a mês em 26 estados brasileiros. 

Os dados são atualizados com base nas vítimas dos crimes de homicídio de homens e mulheres, lesões corporais acompanhada de morte e latrocínio, também acompanhado de morte. 

Segundo estudo de especialistas do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e da NEV-SUP (Núcleo de Estudos da Violência), a redução do número de homicídios é causada por muitos fatores sendo eles: mudanças no mercado de drogas brasileiro, resolução de conflito entre facções, políticas públicas e sociais entre outras. 

Dados retiradas dos três primeiros meses de 2022 foram apontados que: 

Os 3 primeiros meses de 2021 tiveram cerca de 700 mortes a mais que o ano de 2022. Porém, outros cinco outros estados registraram aumento na taxa de homicídios: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Rondônia, que teve maior aumento, ele de 48%. Já o Acre diminuiu em 30% desde o último monitoramento. 


Monitoramento gráfico da redução de mortes realizado pelo G1. (Foto Reprodução: Elcio Horiuchi/ G1)


Se tratando de regiões, a região do Sudeste teve diminuição de 10%. Além do estado do Rio de Janeiro que acabam polarizando muito dos crimes no Brasil, no primeiro trimestre de 2022 conseguiu reduzir cerca de 20% do que representava em 2021, tendo 193 mortes do que no ano anterior. 

Com a redução de um ano para o outro o Rio de Janeiro sai da lista de estados que ocorrem mais assassinatos no Brasil. Atualmente ocupa a 4°, colocação atrás de São Paulo com 812 mortes, Pernambuco com 963 mortes e a Bahia com um número altíssimo de 1326 mortes, logo no começo do ano. 

Foto Destaque: Cena de crime de assassinato. Reprodução. Governo do Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo