Empreendedorismo

As vantagens de incluir a ESG nas empresas

Empresas que investem em boas práticas ESG abrem um caminho atrativo maior para investimentos, fidelização de clientes e a redução de custos operacionais.

01 Fev 2023 - 15h30 | Atualizado em 01 Fev 2023 - 15h30
As vantagens de incluir a ESG nas empresas Lorena Bueri

Independente da empresa, seu porte ou a sua área de atuação, ter a temática ESG (Governança ambiental, social e corporativa) é quase indispensável atualmente. A temática é nada mais, do que, uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para superestimar os lucros em nome dos acionistas da corporação.

A temática envolve diferentes frentes e pilares, o que por sua vez envolva diferentes áreas dentro da corporação, como gerenciar atividades e controlar o andamento e a evolução destes objetivos, trazendo um grande desafio as empresas. Porém, empresas investindo em boas práticas ESG abrem um caminho atrativo maior para investimentos, fidelização de clientes e a redução de custos operacionais.


As vantagens de incluir a ESG nas empresas (Foto:Reprodução/Pinterest)


O Primeiro passo é a identificação das boas práticas já existente, depois organizar as informações envolvendo as pautas ESG. “As informações precisam estar organizadas. Eu posso ter boas práticas com funcionários, boas práticas sociais com a comunidade e boas práticas ambientais, mas se eu não tiver isso organizado, documentado, evidenciado, fica difícil depois fazer um reporte. Por isso a governança é importante”, explica Helen Camargo, gerente de negócios sustentáveis do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

A transparência no processo ESG é um ponto muito importante, pois mostra seu compromisso em ter uma política que direciona e declara que “estou fazendo”, assim, mostrando aos clientes, fornecedores, público e até mesmo possíveis investidores, que as diretrizes podem ser construídas de forma simples.

Segundo a pesquisa feita no Brasil pelo Google, em parceria com a MindMiners e o Sistema B, aponta que 87% das pessoas consideram importantes as questões ambientais, sociais e de governança. Porém, apenas 20% já ouviu falar sobre o termo ESG. Apesar de o termo não ser o principal critério na decisão de compras, manter boas práticas na área gera sim um diferencial muito importante. “O cliente reconhece quando você tem qualidade, bom atendimento, um preço mais justo e possuem práticas que agregam o seu negócio”, explica Helen.

A especialista ainda afirma que consumidores comparam as empresas e, quando percebem similaridades, preferem optar pela marca que contem a melhor prática envolvendo gestão ambiental, a comunidade e os funcionários.

Uma das pautas que trazem redução de custos para o seu negócio dentro do ESG, é a prática ambiental. É possível reavaliar o uso de energia, de material, até mesmo matérias-primas que podem ser reaproveitadas. “A primeira dica é organizar, minimamente, essas informações. Se você faz boas práticas ambientais, você faz uma medição? Por exemplo, quanto você economizou de água potável com um projeto de captação de água de chuva? É importante ter essa informação e dizer isso para o seu cliente, porque, dependendo do local, a água potável é algo escasso”, explica Helen.

A especialista ainda reforça que é fundamental a empresa ter evidência de suas boas práticas ESG, “É Importante ser muito verdadeiro. Um cuidado que precisa ter é comunicar mostrando evidências, porque isso dá credibilidade e transparência, mostra que a empresa é organizada e sabe o que está fazendo. Importante não entrar na moda de fazer uma coisa e falar que faz um monte de coisas, na ansiedade de dizer que tem boas práticas e, eventualmente, dar uma imagem que é ‘super ESG’ sem ainda ter chegado nesse nível, alerta a especialista.

FotoDestaque:As vantagens de incluir a ESG nas empresas:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo