Tech

As streamers têm mostrado o poder das mulheres nos jogos online

Hoje cerca de 45% do público gamer é formado por mulheres, porém só 5% dos influenciadores são mulheres. Na plataforma Twitch as mulheres já representam 35% dos streamers.

07 Abr 2022 - 16h30 | Atualizado em 07 Abr 2022 - 16h30
As streamers têm mostrado o poder das mulheres nos jogos online Lorena Bueri

Durante muito tempo se acreditou que ser gamer era coisa apenas para adolescentes, mas apesar dessa ideia já estar mudando, ainda é preciso ter uma mudança na porcentagem de influenciadoras no universo gamer. Hoje cerca de 45% do público gamer é formado por mulheres, porém só 5% dos influenciadores são mulheres.

Apesar de as mulheres já terem alcançado 35% da base de streamers na Twitch, o que é bastante relevante, elas ainda não conseguem lucrar tanto quanto os seus colegas do sexo oposto. Segundo os dados de uma agência de talentos sediada em Los Angeles, a MoreYellow, entre os mais bem pagos na plataforma só 3% são mulheres.

Se analisarmos também, entre os principais criadores do YouTube, Facebook e Twitch, as mulheres representam apenas 5%. Jordan Mauriello, CEO da MoreYellow, disse através de um e-mail que a discrepância nos ganhos entre influenciadores homens e mulheres ainda é muito grande. O CEO acredita que essa diferença se inicia na indústria de jogos.

Dentro dos jogos em si, apenas 5% têm protagonistas femininas. E dentro das empresas que criam os jogos, apenas cerca de 24% da força de trabalho são mulheres, 6% são executivas. As mulheres representam mais de 45% dos jogadores no mundo”, pontua Jordan.


Streamer fazendo live de jogo. (Foto: Reprodução/Freepik)


A MoreYellow tem trabalhado com muitas influenciadoras populares de games, ajudando-as a se associar com a Amazon, os estúdios Nvidia, GFN e grandes marcas. Jordan afirma que essas iniciativas têm como objetivo mostrar que as mulheres estão desempenhando um papel muito forte nessa indústria e, apesar disso, ainda há uma diferença de disparidade muito grande com relação aos homens.

Ambos os gêneros podem ser muito impactantes para diferentes tipos de programas”, pontua Jordan. Ele deixa claro que a empresa não tem intensão de sugerir que influenciadoras são de alguma forma mais impactantes que os influenciadores, mas sim alertar para essa diferença.

Jordan afirma que, em muitos casos, as mulheres têm uma chamada de cruzamento bem melhor entre os gêneros. Possibilitando a elas promover produtos para o público feminino e masculino em seus canais. O que, na maioria dos casos, não acontece com os influenciadores homens que só conseguem promover produtos para o público masculino, já que eles possuem uma porcentagem, geralmente, menor de telespectadores mulheres.

Outra vantagem entre as influenciadoras que a MoreYellow percebeu é que as mulheres geralmente obtêm mais visualizações em seus canais em diversas plataformas como Instagram, Twitter e TikTok, além do YouTube e da Twitch. Isso possibilita a elas ter mais força em campanhas que são multiplataforma.

 

Foto Destaque: Amanda "Amydelnerveit" Roviller streamer de League of Legends. Reprodução/Torcedores.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo