Empreendedorismo

As principais habilidades que um empreendedor brasileiro deve ter

Nenhum indivíduo é igual, mas todo e qualquer empreendedor brasileiro precisa partilhar de algumas características fundamentais para que consiga se consolidar em solo brasileiro como um empreendedor de sucesso.

02 Out 2022 - 21h05 | Atualizado em 02 Out 2022 - 21h05
As principais habilidades que um empreendedor brasileiro deve ter Lorena Bueri

Entre 77 países analisados pelo TMF group em 2022 utilizando 290 critérios de avaliação referentes à facilidade de se empreender em um país, tivemos a infelicidade de ter o Brasil na última posição, ocupando assim, a 77° colocação do ranking. E por que isso acontece no país?

As reformas estruturais são eminentes e necessárias no Brasil, desde a burocracia para se abrir um negócio que dificulta a vida dos empreendedores brasileiros, aos impostos que são incorporados em todas as esferas do processo de criação ao de consolidação de uma empresa.

Além disso, pelo fato da existência de dificuldade de acesso à informação por grande parte da sociedade, muitas pessoas possuem ideias, mas não possuem meios e nem mesmo capital necessário para se abrir um negócio. Por isso, em meio a este território com uma divisão social perene é necessário ter algumas habilidades enraizadas no empreendedor para que ele consiga gerar frutos e consolidar-se nos seus negócios, são eles:


Dicas básicas para começar a empreender. (Foto/Reprodução: Academia Assaí)


1: Resiliência

É fatídico que diversos percalços serão encontrados no caminho de um empreendedor, seja ele novo ou já experiente. Na jornada empreendedora é necessário muita resiliência para que seja possível ultrapassar as dificuldades do caminho e reiventar-se a cada dia de trabalho, para que os desafios sejam vistos como aprendizados.

2: Ser como camaleão 

A metáfora do camaleão é autoexplicativa quando entendemos o que ele faz para se proteger. Eles possuem uma capacidade de mudar de cor e camuflar-se no ambiente em que estão inseridos como forma de proteção aos predadores.

Por isso, é importante que os empreendedores tenham a capacidade de se readaptar conforme o terreno e agir de acordo com as necessidades que venham a aparecer em seu caminho.

3: Espírito de liderança

Todo empreendedor deve ter em mente que delegar funções e gerar empregos é o caminho certo para o crescimento e amadurecimento de um negócio. Com isso, é evidente a necessidade de se ter como qualidade a liderança de sua equipe, de forma a saber delegar as funções ideais para cada um de seus delegados. Assim como ser assertivo nas contratações, para que as pessoas com as suas aptidões individuais específicas exerçam efetivamente os seus talentos nas funções ideais de trabalho.

4: Ter boa comunicação 

Um empreendedor que não possui boa comunicação com seus funcionários ou com seus parceiros comerciais está fadado ao fracasso. Para uma vida longínqua de um negócio é necessário que haja uma boa comunicação e validação dos valores de uma empresa entre as partes com ética e moral.

5: Saber vender

Por último e talvez a mais importante de todas, a base de todo negócio são as vendas. Ou você vende seu serviço, seu produto, ou sua hora de trabalho. Por isso é preciso dominar a arte da venda, fazer com que seu cliente entenda a necessidade que ele tem de adquirir seu peoduto, serviço ou mão de obra. Todo e qualquer empreendedor precisa ser um bom vendedor, pois quanto mais pessoas você conseguir trazer para a sua rede, melhor para os negócios.

 

Foto/Destaque: Empreender para transformar vidas. Reprodução: Benício Filho

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo