Empreender na Prática

As dificuldades do mundo do empreendedorismo

A era do emprenhadoríssimo, dos pequenos aos grandes empreendedores mas todos eles tendo sempre quase a mesma dificuldade. Lidar com as criticas e feedbacks dos clientes; uma ajuda ou uma desmotivação?

3 min de leitura
26 Dez 2022 - 14h37 | Atualizado em 26 Dez 2022 - 14h37

Talvez possamos afirmar que estamos no tempo do crescimento dos empreendendores, a todo momento vemos pessoas vendendo desde a brigadeiros, a bijuterias, capas de celular ou até coisas maiores como roupas e coisas para pet.

Esse mundo é amplo, que muitas pessoas se descobriram gostar bastante de serem o chefe, o dono do seu negócios. Mas infelizmente sabemos que o ramo do emprendedorismo tem seus desafios bem grandes, tantos desafios que levam a alguns desistir de seus projetos ou entrarem em depressão por conta disso.

O que mais vemos é clientes desvalorizando trabalho dos que estão começando, é algo que muitos desabafam. No aplicativo Tiktok, existem diversos perfis de pequenos empreendedores que se tornaram pequenas empresas contando seu começo, produção, como lidam com as críticas e frustrações.

Muitos até mesmo reclamam de clientes que não levam seu trabalho a sério, colocando preço, ridicularizando, dando críticas que está longe de ser construtiva. É realmente um caminho difícil que recer muita força de vontade e controle emocional.

Diversos especialistas comentam sobre isso, dando dicas a como lidar com essas situações da melhor forma e passar esses problemas. Desistir do trabalho não é uma opção.

Hoje em dia, com o crescimento do mercado empreendedor, já se tem ínumeras escolas virtuais ou presenciais que ensinam emprendedorismo e emprendedorismo digital. Mas também surge o alerta, para os que procuram entrar nesse meio ficar em alerta por infelizmente crescer o número de golpes em alguns anuncios na internet de escolas assim.

Nuala Walsh cientista comportamental e colunista do Inc da algumas dicas para os empreendedores e pequenas empresas a como lidar com uma coisa que pra muitos é o mais difícil, as críticas e feedbacks. Ela ressalta a importancia de se saber identificar quando um feedback é na verdade um ataque gratuito de uma pessoa ao seu produto ou se é uma crítica de fato construtiva.

Mas apesar da chance de lidar com pessoas que só querem o por para baixo, uma das dicas mais importantes Nuala Walsh fala é ser aberto, ouvir conselhos, analisa los, muitos deles podem sim ser uma ótima ferramenta para o empreendedor grande ou pequeno crescer e evoluir com aquele tópico a ser melhorado.

Foto de capa: (Foto:Reprodução/G1)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo