Nesta quinta-feira (20), o site de notícias Deadline divulgou que a série sobre autismo e com atores no espectro autista, "As We See It", foi cancelada após sua primeira temporada. A Amazon, plataforma de streaming responsável pela sua produção e divulgação, não renovará para novos episódios, apesar das boas avaliações tanto do público quanto da crítica. A respeito do cancelamento, nenhum comentário foi feito pela empresa.
A produção, lançada em janeiro deste ano, apresenta a história de três colegas de quarto, com vinte e poucos anos, que decidem morar juntos, lutar para conseguirem emprego, se apaixonarem e fazerem novas amizades, foi considerada uma grande surpresa obtendo 90% de aprovação da mídia especializada e 98% do público segundo o Rotten Tomatoes.
"As We See It", é uma adaptação da série israelense "On the Spectrum", sendo a primeira produção americana sobre o tema interpretada pelos atores principais que também possuem o espectro autista, o que deu à obra um resultado legítimo, comovendo e fazendo rir, sem precisar abusar dos clichês normalmente utilizados em produções que falam do autismo. Jack (Rick Glassman), um brilhante programador de computação cuja sua completa falta de filtros prejudica sua permanência em um emprego, Violet (Sue Ann Pien), funcionária da rede Arby's que se tornou vítima de todas as colunas de conselho amorosos por querer tanto um namorado e Harrison (Albert Rutecki), sofre de agorafobia.
O trio contava com a personagem Mandy (Sosie Bacon), uma assistente social que acabou se tornando uma espécie de quebra-galho dos amigos, pois suas notas baixas lhe impediram de realizar seu sonho, se tornar médica.
Assista o trailer:
Trailer Oficial "As We See it" (Reprodução/YouTube).
Jason Katims é produtor responsável pela adaptação, e possui em seu currículo o clássico "Parenthood", série que teve um personagem inspirado em parte por seu em seu filho adolescente, que é autista, por isso conhece o tema tão de perto e possui toda a sensibilidade e olha necessário para este tipo de produção.
Em fevereiro deste ano, em entrevista ao "The New York Times", Katims disse que já havia começado a pensar em histórias para uma segunda temporada que ele esperava muito que viesse a ser produzida com o intuito de abrir portas em filmes e séries, para atores neurodiversos, o que pelo visto, aparentemente, não está nos planos da Amazon após o anúncio do cancelamento.
Foto Destaque: Pôster da série "As We See It" Divulgação/Amazon Prime Video.