Saúde

Arroz branco pode fazer tão mal quanto doce, diz pesquisa

O estudo declara que exagerar no consumo de grãos refinados, aumenta o risco de desenvolver doenças no coração tanto quanto ingerir doces cheios de açúcar e guloseimas ricas em gordura

14 Out 2022 - 15h00 | Atualizado em 14 Out 2022 - 15h00
Arroz branco pode fazer tão mal quanto doce, diz pesquisa Lorena Bueri

O arroz é uma comida muito presente no dia a dia do brasileiro, seja no almoço ou no jantar. Mas, especialistas do American College Of Cardiology, nos Estados Unidos, apontam que o consumo excessivo do alimento pode trazer graves complicações à saúde.

O estudo, divulgado no início de outubro, declara que exagerar no consumo de grãos refinados, a exemplo do arroz branco, aumenta o risco de desenvolver doenças no coração tanto quanto ingerir doces cheios de açúcar e guloseimas ricas em gordura. Os especialistas convocaram, de hospitais do Irã, mais de 2 mil pacientes com doença arterial coronariana prematura que foram submetidos a radiografias do coração.

Por volta de 1,1 mil pessoas sadias foram inseridas na pesquisa como grupo controle, enquanto 1,3 mil pacientes foram diagnosticados com obstruções nas artérias. Todos receberam questionários sobre frequência alimentar.

Os especialistas tiveram a conclusão que quem comia grãos refinados tinham maior risco de desenvolver doença arterial coronariana prematura. Por outro lado, o consumo de grãos integrais representou uma redução no risco de desenvolver a enfermidade.


Grãos separados. (Foto: Reprodução/Pexels)


Grãos refinados são decompostos de forma rápida pelo corpo, o que leva a um aumento de glicose no sangue após as refeições. Com o tempo, a glicemia pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração e causar a formação de placas nas paredes das artérias.

Os grãos refinados, quando são passados em farinha ou farelo, inclusive até perdem alguns nutrientes essenciais, apesar de terem a sua vida útil aumentada. Entretanto, grãos integrais não passam pelo processo.

“Os grãos mais refinados em comparação aos integrais são mais desejados por vários motivos. Por exemplo, algumas das questões mais significativas a serem analisadas contém a economia e renda, emprego, educação, cultura, idade e outros motivos parecidos”, explica Mohammad Amin Khajavi Gaskareim, um dos autores da pesquisa.

Além disso, por ser uma pesquisa observacional, os especialistas não podem afirmar que um consumo maior de arroz branco pode necessariamente causar algum mal à saúde do coração.

 

 

 

 

 

Foto destaque: Grão de arroz. Reprodução pexels

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo