Moda

Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista

Repensar sobre o nosso consumismo é mais do que uma tendência: é uma necessidade. O armário-cápsula, além de incentivar o consumo sustentável, também traduz o estilo minimalista.

03 Fev 2023 - 15h30 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 15h30
Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista Lorena Bueri

Com a premissa de que menos é mais, o armário-cápsula, além de incentivar o consumo sustentável, também traduz o estilo minimalista, especialmente em peças básicas, com cortes simples e elegantes ao mesmo tempo. Pensando no lado sustentável, a conta é simples: com menos peças, cada uma será usada mais vezes, e com isso, a produção de resíduos têxteis no lixo ou no meio ambiente terá uma redução. Assim, investir em roupas com tecidos nobres e modelagens que apresentam maior durabilidade se torna um bom investimento.

Já é uma realidade que o consumo desenfreado vem perdendo espaço na sociedade e dando lugar a hábitos mais sustentáveis em prol de um mundo melhor. No mundo da moda, é possível perceberem que marcas vem aderindo às questões ambientais para dentro de suas produções, por se tornarem conscientes sobre as questões ambientais, mas também, por perceber que seus clientes estão cada vez mais exigentes quanto à transparência na produção de seus vestuários.


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


O que é o armário-cápsula

Podemos dizer que armário-cápsula é um guarda-roupa compacto com peças de qualidade que rendem inúmeras possibilidades de combinações. Em resumo, é uma técnica criada na década de 1970 pela estilista Susie Fox. Para Fox, o armário-cápsula consiste em ter poucas peças, que são versáteis, atemporais e, por isso, combinam entre si, multiplicando as possibilidades de looks que você pode montar para qualquer ocasião. Ele te dá uma noção de ter um guarda-roupa mais compacto, planejado e funcional, além de trazer uma grande economia de dinheiro, evitando assim, compras por impulso.


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


Esses hábitos dizem muito a respeito não somente sobre a quantidade de vezes que compramos, mas em como comprar de forma mais consciente, e essa escolha consciente e harmônica de peças para compor o guarda-roupa, tem tudo a ver com o conceito do armário-cápsula, pois ele é pensando como um todo, e não apenas peça por peça. Separamos algumas dicas de como montar um armário-cápsula. Confira:

Organize o guarda-roupa

Para um começo produtivo, a organização do seu guarda-roupa é o primeiro passo. Separe as peças que você já possui, em duas pilhas: as peças que você vai guardar e que serão realmente usadas e aquelas que você já não usa há bastante tempo e que vai doar, ou até mesmo vender.

Tenha uma paleta de cores


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


O ideal seria você saber a sua paleta de cores, mas caso você não saiba, identifique as cores básicas que você já possui, que você tenha mais preferência e se sinta confortável ao usá-las, assim, na hora de comprar roupas, elas vão se tornar versáteis, pois irão combinar entre si.

Conheça o seu tipo de corpo


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


Identificar o seu tipo de corpo é uma dica valiosa, assim, na hora de adquirir uma nova peça você saberá quais cortes deve usar e quais deve evitar, assim como os tecidos. Dessa forma, se torna mais prático identificar peças que valorizem seu biotipo.

Identifique o seu estilo


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


Para um armário-cápsula, é muito importante respeitar o seu gosto pessoal e sua personalidade ao escolher as peças que vão compor o seu dia a dia. Por isso é tão importante em suas escolhas respeitar o seu estilo de vida e suas atividades realizadas diárias. Seu guarda-roupa deve atender as suas necessidades.

Peças curinga


Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista (Foto:Reprodução/Pinterest)


O armário-cápsula traz a versatilidade, e por isso peças curingas são essenciais. Roupas multifuncionais e fáceis de ser adaptáveis são as melhores opções para se manter no guarda-roupa.

Não há uma regra de número máximo ou mínimo de peças para um armário-cápsula. A grande importância é você se identificar com as escolhas e comprar apenas o que vai usar e não por impulso. Assim contribuímos com novos hábitos de consumo que podem ter grande impacto na sociedade e principalmente no meio ambiente.

Foto Destaque: Armário-cápsula: saiba como montar seu guarda-roupa minimalista:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo