Moda

Armário Capsula, um guia definitivo

Não tenho nada para vestir, essa é uma frase bem comum usada constantemente, mesmo tendo o armário abarrotado de itens. Existem algumas dicas que podem ser uteis.

20 Dez 2022 - 19h00 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 19h00
Armário Capsula, um guia definitivo Lorena Bueri

Se uma cena que repete no seu dia a dia quando se está de frente para o seu armário é “não tenho nada para vestir”, você não está sozinha. Isso acontece com quase todo mundo, isso porque no geral se tem o costume de comprar peças seguindo tendências momentâneas sem considerar que gostos são passageiros e mutáveis. Foi assim que surgiu termo ‘armário cápsula’, para montar um armário ideal para a estação que se segue, por exemplo, no verão, seja para viagens ou para aproveitar a estação em meio a rotina de uma forma prática.


Garota pensando que não tem nada para vestir (Foto: Reprodução/ Ron Lach/ Pexels)


Surgiu na década de 1970 com a estilista inglesa Susie Faux, dona da Wardrobe, na Inglaterra, Londres. Susie julgava que uma pessoa deveria ter no guarda-roupa só peças atemporais e versáteis que pudessem dar confiança às mulheres em todas as partes de sua vida. Ou seja, um pequeno conjunto, mas funcional de roupas. Não existe uma quantidade ou lista definida de roupas que devem conter um armário cápsula, pois varia de pessoa para pessoa e depende muito do estilo de cada um.

Um conceito da moda sustentável que mescla com o minimalismo. Tendo como objetivo principal diminuir a quantidade de roupas em seu guarda-roupa. Assim, você visualiza melhor as peças que tem e mantém apenas aquelas que de fato combinam com o seu estilo. Aquelas roupas que você realmente usa. A ideia original era ter cerca de 30 peças por estação, um armário cápsula destinado ao inverno e outro para o verão, entretanto, para o clima brasileiro o indicado seriam 70 peças para todas as estações.


Coomo organizar com a cápsula (Foto: Reprodução/ bemvestir/ Pinterest)


Toda cápsula deve ser construída seguindo 7 estilos universais, sendo eles: clássico, romântico, tradicional, criativo, sexy, dramático e básico. Sempre deve composto, com peças neutras e fáceis de se combinar. Esse são passo simples para ir se completando gradualmente para expandir seu armário de forma prática e com possibilidades, afinal cada um tem um gosto, então um número de x peças são sugestões.

Alguns passos sugeridos por especialistas: Limpe seu guarda-roupa, separe todas as peças, experimente uma por uma, faça uma lista do que acha que falta, tire o que não gosta, separe, não jogue fora, pois pode ser reutilizado. Uma das vantagens de fazer isso é que terá mais clareza na hora de escolher o que vestir e saberá o que exatamente tem em seu armário antes de sair as compras com a lista, lembre-se também de peças coringas, aquelas indispensáveis.

 

Foto destaque: Guarda-roupa com itens básicos. Reprodução/ classyyettrendy/ Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo