Notícias

Argentina sofre com onda de calor de intensidade recorde

As temperaturas na capital Buenos Aires se mantiveram desde o dia 28 de fevereiro acima dos 30º Celsius, e vem causando diversos transtornos tanto na natureza, nas matas, quanto para as pessoas.

16 Mar 2023 - 14h38 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 14h38
Argentina sofre com onda de calor de intensidade recorde Lorena Bueri

A Argentina sofre desde o dia 28 de fevereiro com uma onda de calor bem forte. Essa onda perdura desde então, e está gerando impactos tanto na natureza, como queimadas em áreas verdes, quanto na saúde humana. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, SMN, órgão do governo que controla as previsões meteorológicas da Argentina, as temperaturas subiram para mais de 10º Celsius acima do normal na região central e leste.

Durante este mês de março, outras áreas, sem ser a capital do país, Buenos Aires registraram também temperaturas recordes. Apesar de ter previsão de chuva para esta semana, a região da capital ainda terá temperaturas altas para o padrão do país, variando nesta quinta-feira entre 27º e 33º graus e o alerta vermelho, segue na região.

A causa desse calor intenso e prolongado na região se deve ao que se denomina na meteorologia como Domo ou Cúpula de calor, e o centro desse Domo está justamente na região central da Argentina e logo os efeitos também são sentidos em outros países, como o Uruguai e o sul do Brasil, especificamente falando no estado Rio Grande do Sul.


Área da província de Corrientes onde o fogo destrói a parte da mata - Foto Reprodução/Twitter/@VerdadeseNadaMa


O que é a Domo ou Cúpula de calor?

Como o verão é uma estação bem quente, e por conta da mudança climática que fez com que ondas de calor extremo aumentassem as suas incidências nas últimas décadas, muitas vezes o calor fica em uma espécie de domo, aprisionada, por isso vem o nome de cúpula de calor ou domo. A cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão fica sob o mesmo local por dias ou até semanas, prendendo o ar quente na terra, como se fosse uma tampa de panela.

As massas de ar quente que ficam na atmosfera durante esse fenômeno, criam esse domo e não deixa as frentes frias entrarem, passando por fora dessa redoma. O ar quente consegue dissipar as nuvens de chuva e com isso o clima permanece como está.


Exemplo de como age uma cúpula ou domo de calor - Foto Reprodução/Twitter/@PaolaGBueno


Como o Uruguai e o Rio Grande do Sul são locais pertos da Argentina e esse domo está bem grande, esses locais são também atingidos por ondas de calor e dias secos. Em Porto Alegre já faz 1 semana sem chuvas e a temperatura segue em elevação, podendo chegar nesse próximo fim de semana aos incríveis 40º graus. Esse fenômeno deve chegar ao fim em 10 dias, segundo especialistas do Metsul.

Foto destaque: Termômetro marcando temperatura alta em Buenos Aires – Foto: Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo